Manuel Preto vai liderar controlo financeiro do Grupo Santander
O gestor português, que é atualmente vice-CEO e CFO do Santander Portugal, vai ocupar o cargo que estava reservado para o brasileiro Alexsandro Broedel.
O atual vice-CEO e CFO do Santander Portugal, Manuel Preto, foi nomeado pelo Grupo Santander para o lugar de "chief accountig officer", ficando com a responsabilidade do controlo financeiro do grupo bancário espanhol, foi revelado esta quarta-feira.
Manuel Preto foi o nome escolhido para suceder ao histórico José Doncel, que desempenhava estas funções há 10 anos, depois de a primeira escolha para o cargo, o brasileiro Alexsandro Broedel ter sido preterido por se encontrar sob investigação de alegadas irregularidades e desvio de fundos quando era CFO no banco Itaú. Broedel tinha entrado para o grupo espanhol em outubro do ano passado, sendo vice-presidente senior, cargo que, por enquanto, continuará a desempenhar.
“Nada disto seria possível sem o trabalho excecional da equipa em Portugal, que transformou o nosso banco numa referência dentro e fora do país", afirma o gestor em resposta a um conjunto de perguntas colocadas pelo Negócios.
Manuel Preto, que fez toda a sua carreira no setor financeiro no grupo Santander, onde ingressou em 1996, vai assumir o novo cargo a 31 de julho.
O grupo espanhol indica que José Doncel vai colaborar nos próximos meses com Manuel Preto para assegurar uma transição tranquila.
O Negócios questionou o Santander Totta sobre o próximo nome para o cargo de administrador financeiro do banco. "O plano de sucessão vai seguir o seu curso", respondeu fonte oficial, sem adiantar detalhes adicionais.
Notícia atualizada a 5 de junho para incluir as respostas de Manuel Preto e do Santander Totta.
Mais lidas