pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Sobrinho: Crédito era concedido pelo BESA de forma "perfeitamente aprovada"

"A metodologia da concessão de crédito estava perfeitamente definida e perfeitamente aprovada em sede de administração e de comissão executiva", afirmou Álvaro Sobrinho.

Álvaro Sobrinho
Álvaro Sobrinho Marta Poppe
18 de Dezembro de 2014 às 16:36

Álvaro Sobrinho assegurou que a forma como o crédito no BES Angola era cedido, e que em muitos casos se perdeu o rasto dos beneficiários, estava enquadrada e aprovada pela administração.

"A metodologia da concessão de crédito estava perfeitamente definida e perfeitamente aprovada em sede de administração e de comissão executiva", disse o presidente do BESA até 2012, em resposta à deputada centrista Cecília Meireles na audição desta quinta-feira, 19 de Dezembro.

Na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES, Álvaro Sobrinho assegurou que as propostas de crédito era organizada "como em todos os bancos", sendo que a gestão do risco era ainda alvo de um parecer.

"Aí, a análise de crédito já tinha passado pelas áreas respectivas", concluiu.

O BES Angola cedeu empréstimos superiores a 5,7 mil milhões de dólares, sendo que não se consegue identificar quem é o seu principal beneficiário. O BES tinha metade do seu capital e, além disso, tinha uma linha superior a 3 mil milhões de euros  de exposição àquela instituição – razão pela qual dois terços dos 4,9 mil milhões de euros dizem respeito a esta unidade angolana. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio