pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Virgílio Lima reconduzido no Montepio

O presidente foi eleito mas ainda não se sabe com quanto votos, apurou o Negócios. A participação foi de cerca de 5% e caiu face às últimas eleições.

Virgílio Lima, presidente da Associação Mutualista Montepio
Virgílio Lima, presidente da Associação Mutualista Montepio Luís Manuel Neves
17 de Dezembro de 2021 às 23:24

Virgílio Lima vai continuar na liderança da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) até 2025, depois de vencer as eleições que terminaram nesta sexta-feira. 

Lima derrotou os adversários Pedro Gouveia Alves, Pedro Corte Real e Eugénio Rosa.

Lima conquista assim um segundo mandato, que será o primeiro obtido numa ida às urnas enquanto candidato à liderança. Quando subiu ao cargo em 2019, não foi a eleições: a alteração na presidência aconteceu na sequência da saída de Tomás Correia, que tinha sido escolhido pelos associados um ano antes.

O ato eleitoral teve a participação de 24.796 pessoas (cerca de 5% das quase 500 mil que têm direito a votar), numa queda superior a 40% face às últimas eleições. Em 2018, 43 mil votantes escolheram Tomás Correia para liderar a instituição - uma escolha que teria efeitos práticos durante apenas um ano. O gestor saiu no final de 2019 quando estava prestes a ver o registo de idoneidade chumbado. 

O voto eletrónico - uma estreia no Montepio - não ajudou a melhorar a afluência. Os associados também puderam votar presencialmente e por correspondência.

A mutualista conta com um total de pouco mais de 600 mil associados.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio