Alô, crise? Mercado de “smartphones” cresce 74% no semestre

Enquanto o mercado de telemóveis continua a regredir, o de “smartphones” não pára de aumentar em território nacional
A apresentação do iPhone5
Isabel Aveiro 03 de Setembro de 2013 às 14:33

Uma progressão de 73,9%, equivalente a 31,95 milhões de euros, foi o que cresceu o mercado de “smartphones” no primeiro semestre do ano, face ao período de Janeiro a Junho de 2012.

PUB

 

As vendas deste tipo de equipamento, de acordo com os dados da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), fecharam o primeiro semestre do ano a ascender a 75,17 milhões de euros, contra 43,21 milhões de euros um ano antes.

PUB

 

Já os restantes telemóveis registaram evolução contrária, de acordo com os dados recolhidos pela AC Nielsen, GfK e Kantar para o barómetro da APED (apresentado esta terça-feira, dia 3 de Setembro): as vendas no mercado português diminuíram em 40,3% no período em análise.

PUB

 

Ou seja, o equivalente a um corte de 9,5 milhões de euros no mercado de telemóveis no País, de 23,75 milhões nos primeiros seis meses de 2012 para 14,17 milhões de euros um ano depois.

 

PUB

Terceira mais importante para o mercado de equipamento de telecomunicações, a gama que inclui acessórios para telemóveis e “tablets” também registou uma progressão positiva das vendas na comparação semestral.

 

A categoria melhorou em 22,1% as vendas face ao primeiro semestre de 2012, finalizando Junho último com um desempenho de 9,18 milhões de euros, segundo a APED.

PUB

  

No total, os bens de equipamento registaram uma quebra de 5,5% das vendas no primeiro semestre deste ano, para 813 milhões de euros. A área de telecomunicações foi aliás a que mais contribuiu, em termos percentuais, para a aquela descida não ser tão acentuada: melhorou em 28,9% em termos homólogos, para 107 milhões de euros de vendas.

Saber mais sobre...
Saber mais APED AC Nielsen GfK Kantar Portugal crise consumo
Pub
Pub
Pub