APED: Subida dos salários com peso "significativo" no aumento do preço do cabaz alimentar
O diretor-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, Gonçalo Lobo Xavier, diz que "o aumento dos salários explica uma parte significativa do aumento do cabaz alimentar", a par com a escalada de matérias-primas, como o café ou o cacau, e outros "custos transversais" como investimentos feitos em sustentabilidade.
PUB
"Todos queremos que subam e tem havido um esforço coletivo das empresas para que os salários aumentem e haja mais disponibilidade financeira no bolso dos portugueses, mas isso tem consequências em toda a cadeia de valor", afirma, durante o programa Conversa Capital.
"Somos nós retalhistas que damos as más notícias ao consumidor", mas - argumenta- "se analisarem com cuidado os relatórios e contas das maioria das empresas do retalho alimentar, vão ver que houve um esforço muito grande por via do não aumento das margens, que conseguiram acomodar grande parte destas subidas em vários itens".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas comércio retalho APED preços conjuntura agricultura consumo inflaçãoMais lidas
O Negócios recomenda