Famílias gastaram mais 300 milhões de euros em compras de supermercado
No ano passado, as compras em supermercados e hipermercados totalizaram 10.665 milhões de euros, mais 316 milhões do que em 2020, indicam dados da Scantrends da NielsenIQ, divulgados esta quinta-feira pelo Dinheiro Vivo. Os números representam uma subida de 3,1%, que a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição atribui a um aumento do consumo e não à variação de preços. Porém, os dados não estão corrigidos da inflação. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a inflação média de 2021 foi de 1,27%, tendo os bens alimentares e bebidas não alcoólicas registado uma subida média anual de 0,74%. Em 2020, a pandemia tinha já forçado a alteração de hábitos de consumo, empurrando muitas famílias para as compras em supermercado e hipermercado, em detrimento dos restaurantes. Os números da Scantrends da NielsenIQ indicaram uma subida de 7,4% nas compras nesse ano.
PUB
Os números representam uma subida de 3,1%, que a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição atribui a um aumento do consumo e não à variação de preços. Porém, os dados não estão corrigidos da inflação. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a inflação média de 2021 foi de 1,27%, tendo os bens alimentares e bebidas não alcoólicas registado uma subida média anual de 0,74%.
Em 2020, a pandemia tinha já forçado a alteração de hábitos de consumo, empurrando muitas famílias para as compras em supermercado e hipermercado, em detrimento dos restaurantes. Os números da Scantrends da NielsenIQ indicaram uma subida de 7,4% nas compras nesse ano.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda