Histórica Livraria Barata dá lugar a loja FNAC
A histórica Livraria Barata, em Lisboa, deu lugar, esta sexta-feira, a uma loja FNAC, depois de a cadeia francesa ter assumido sua gestão integral.
PUB
Em comunicado enviado às redações, a FNAC indica que chegou a um acordo com a livraria "de forma assumir a sua gestão integral, com o propósito de honrar o legado histórico e o estatuto de Loja com História".
A FNAC irá manter todos os colaboradores, contando com uma equipa de 16 pessoas no espaço, com uma área de 510 metros quadrados, localizado na Avenida de Roma.
PUB
O acordo anunciado, esta sexta-feira, surge na sequência do termo de uma parceria da FNAC e da Câmara Municipal de Lisboa com a Livraria Barata, iniciada em 2020, "com o objetivo de preservar o património cultural e de cidadania desta livraria, e de dinamização do espaço através de uma maior oferta de produto".
PUB
"A digitalização e a globalização do mercado representam desafios significativos e difíceis de acompanhar. Neste sentido e, como para a FNAC estas livrarias fazem parte do património cultural, decidimos investir na Livraria Barata, assumindo a sua gestão, implementando as ferramentas informáticas e a proposta de canais digitais que disponibilizamos em todas as FNAC, mas garantindo a manutenção do seu ADN de forma a perpetuar a sua história num futuro cada vez mais exigente", diz o diretor-geral da FNAC Portugal, Nuno Luz, citado em comunicado.
O objetivo - reforça - "é salvaguardar o que a Barata trouxe aos amantes de livros e cultura, acrescentando aquilo que é uma experiência FNAC".
Fundada em 1957, a Livraria Barata estava a lutar pela sobrevivência pelo menos desde o estalar da pandemia. Em maio de 2020, após ter sofrido uma quebra na ordem de 90% nas vendas, foi inclusive lançada uma campanha de angariação de fundos com vista a obter 190 mil euros, os quais seriam vertidos em produtos da livraria para os doadores.
PUB
O Presidente da República chegou até a visitar a Barata, nessa altura, apelando à adesão dos cidadãos. "Eu vim aqui agradecer e apelar: venham ajudar a Livraria Barata, para que ela possa realmente sobreviver e afirmar-se", declarou Marcelo Rebelo de Sousa. No entanto, a campanha fracassou, tendo apenas obtido 13% do valor pretendido.
Saber mais sobre...
Saber mais economia negócios e finanças Informação sobre empresas grandes empresas artes cultura e entretenimento bens de consumo economia (geral)Mais lidas
O Negócios recomenda