Lucros da Inapa recuam 33,3% no semestre

O grupo de distribuição de papel registou queda de 4,8% das vendas nos últimos seis meses em que José Félix Morgado foi CEO da empresa. Lucros recuaram para um milhão de euros.
Bloomberg
Isabel Aveiro 27 de Agosto de 2015 às 18:45

A companhia de distribuição de papel Inapa, cujos dois maiores accionistas são o Estado e o BCP, registou um resultado líquido de um milhão de euros nos primeiros seis meses do ano, uma queda de 33,3% face a igual período de 2014, em que tinha lucrado 1,5 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira, 27 de Agosto, o grupo, após o fecho do mercado.

PUB

Entre Janeiro e Junho deste ano, a "holding" – que tem presença em Portugal e mais oito países – registou um EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) recorrente de 12,2 milhões de euros, menos 13,5% face ao semestre terminado um ano antes.

O EBIT (ou resultado antes de juros e impostos) recuou, em termos homólogos, 14,6%, para nove milhões de euros no primeiro semestre de 2015.

PUB

No período em análise – o último em que José Félix Morgado foi CEO da companhia, antes de renunciar do cargo para ir para a liderança do Montepio Geral – as vendas da Inapa foram de 444,1 milhões de euros, menos 4,8% face a igual período do ano passado. Em volume, as vendas caíram 6,3%, para 404 mil toneladas.

A Inapa anunciou ao mercado a 29 de Julho a substituição de José Morgado por Diogo Rezende como presidente da comissão executiva do grupo.

PUB

A área de comercialização de papel manteve-se o negócio principal do grupo, com vendas de 379,1 milhões de euros, um EBIT de 9,3 milhões de euros (2,3% das vendas), "reflectindo uma gestão rigorosa dos custos fixos que permitiu atenuar o efeito da quebra nas vendas", explicou, em comunicado, a gestão da empresa.

No negócio de embalagem, as vendas, pelo contrário, avançaram 4,4%, para 33,7 milhões de euros "excluindo o ‘cross-selling’", com o EBIT de dois milhões de euros a representar 5,8% das vendas.

PUB

Finalmente, a comunicação visual vendeu 16 milhões de euros (sem vendas intra-grupo), um aumento de 1,9% face a igual período de 2014. O EBIT desta área de negócio representou 1,7% das vendas (300 mil euros).

No final de Junho último, a Inapa consolidava uma dívida líquida de 316 milhões de euros, incluindo securitização, menos 700 mil euros do que no final de 2014 e menos 16,1 milhões de euros do que um ano antes.

PUB
Pub
Pub
Pub