Reagro traz sumos Montebelo Brasil para Portugal, estreando-se junto do consumidor final
A Reagro, que fatura mais de mil milhões de euros por ano, lançou uma nova unidade de negócio que marca a sua estreia junto do consumidor final. O grupo, detido pelas famílias Relvas e Anjinho, arranca atividade trazendo para Portugal a marca de sumos frescos Montebelo Brasil.
A nova unidade, denominada Reagro Xperience, marca a entrada descrita como "estratégica" no canal B2C ("Business-to-Consumer") por parte da empresa portuguesa, fundada em 1977, com presença nos principais setores agroalimentares desde os laticínios, aos cereais e oleaginosas até às rações e nutrição animal, que movimenta anualmente cerca de quatro milhões de toneladas de produtos.
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Em comunicado, o grupo, com sede em Lisboa, indica que a atividade da Reagro Xperience inicia-se com o lançamento da Montebelo Brasil. A marca de sumos e bebidas frescas, concebida e desenvolvida pela Louis Dreyfus Company, inspira-se na Fazenda Monte Belo, uma das propriedades emblemáticas da multinacional francesa no coração do cinturão citrícola do Brasil, "onde os frutos são colhidos à mão, espremidos em menos de 48 horas e com rastreabilidade garantida do pomar ao copo".
"A Reagro foi fundada por dois veterinários com uma ambição clara: contribuir para uma cadeia agroalimentar com inovação técnica, mais próxima do produtor e, acima de tudo, mais sustentável. Este novo capítulo no B2C, com a criação da Reagro Xperience, é o culminar de um caminho que sempre quisemos traçar, o de chegar ao consumidor final com produtos cuja origem conhecemos, controlamos e valorizamos. Acreditamos que só assim é possível garantir alimentos de qualidade, com rastreabilidade total e impacto positivo na saúde e no planeta", diz o CEO, João Relvas, citado na mesma nota.
Uma aposta com terreno fértil para vingar, segundo Luciano Gil, diretor-geral da Xperience, que fala num "produto com potencial para dinamizar a categoria dos sumos frescos, que ainda tem muito espaço para crescer em Portugal".
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O portefólio inicial em Portugal da Montebelo Brasil , já presente em 'players' da grande distribuição, conta com seis gamas de bebidas frescas. Até ao final do ano, o plano da Reagro passa por levar a marca a todo o território nacional, com especial foco em cadeias de retalho alimentar, parcerias de proximidade e canal HoReCa (hotéis, cafés e restaurantes).
Este investimento num novo canal acontece pouco depois de o grupo ter feito, com um parceiro, uma dupla aquisição. A Reagro juntou-se com a Fortitude Capital, sociedade de capital de risco de António Esteves, para comprar a Iberol e a Biovegetal, um negócio que, ao que o Negócios apurou, avaliado em perto de 50 milhões de euros.
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Em causa figuram duas empresas, umbilicalmente ligadas, que chegaram a integrar a "holding" SGC, de João Pereira Coutinho e ficaram total ou parcialmente sob alçada do Fundo Recuperação (FCR), detido pelos cinco principais bancos portugueses e gerido pela ECS, que pertence ao fundo norte-americano Davidson Kempner. Efetivada a dupla aquisição, a "joint-venture" prepara-se para pôr em marcha um “ambicioso plano” com o objetivo de criar “uma referência nos biocombustíveis em Portugal".
A Fortitude e a Reagro ficam como sócias em partes iguais, mas deixam aberto até 12,5% do capital à equipa de gestão, composta por cinco pessoas, incluindo o CEO, Gonçalo Santos, mediante o cumprimento de objetivos de desempenho.
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