Vendas online na Black Friday cresceram 5% no mundo, mas média de descontos caiu 3%
As vendas online durante a Black Friday, que se assinalou na sexta-feira, dia 29, cresceram 5% para 74,4 mil milhões de dólares, apesar de os descontos médios terem diminuído 3% para 27%, revela um estudo da Salesforce, a partir de dados obtidos a partir de mais de 1,5 mil milhões de consumidores a nível global.
PUB
Em comunicado, enviado esta segunda-feira às redações, a tecnológica indica que na Europa o crescimento foi mais modesto - ficando-se pelos 1,4%.
Segundo a Salesforce, os verticais com maior crescimento na Black Friday na Europa foram saúde e beleza (inclui maquilhagens e cuidados para pele e cabelo) (+13%), seguindo-se calçado e malas de senhora (+6%) e comida e bebida (+3%).
PUB
Já as categorias com maior taxa de desconto foram roupa e moda no geral (26%), saúde e beleza (+24%) e electrónica e brinqnuedos (21%).
A Salesforce indica ainda que a utilização de funcionalidades de inteligência artificial (IA) generativa aumentou 6% na Black Friday, impulsionando 14,1 mil milhões de dólares das vendas em todo o mundo.
PUB
Neste âmbito, aliás, a tecnológica destaca também que no arranque da Cyber Week os operadores que utilizam IA generativa nos seus serviços registaram uma taxa de conversão 9% superior aos que não utilizaram essa tecnologia.
Saber mais sobre...
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas comércio retalho Black Friday SalesforceAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda