pixel
A carregar o vídeo ...

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Alberto Oculista segura "franchise" da Opticalia com união a criar "maior rede de óticas" do país

União das duas marcas vai redundar em mais de 330 pontos de venda, formando "a maior rede de óticas" em Portugal, onde o mercado vale 850 milhões de euros.

Alberto Oculista assegura 'franchise' da Opticalia para criar maior rede de óticas em Portugal
Alberto Oculista assegura "franchise" da Opticalia para criar maior rede de óticas em Portugal Duarte Roriz
13:42

O Grupo Alberto Oculista e a Opticalia fecharam um "princípio de acordo para a sua união", a qual vai dar origem à "maior rede de óticas" de Portugal, com mais de 330 pontos de venda de norte a sul e nas ilhas.

Em comunicado, enviado esta quarta-feira, às redações, as duas marcas falam de "um novo capítulo" no setor em Portugal, "feito de visão partilhada, confiança e compromisso com as pessoas". "Juntos, unimos o melhor de dois mundos: a modernidade e dinamismo da Opticalia, com a experiência e profundo enraizamento local da Alberto Oculista, entregando assim um serviço ainda mais diferenciado".

Ao que apurou o Negócios, em concreto, essa parceria, descrita como "estratégica", decorre de um acordo que a Alberto Oculista firmou para a compra da gestão do "franchise" da Opticalia no país, tornando-se no "master franchise" da marca que tem 260 lojas em Portugal, um dos cinco países onde tem presença (a par com Espanha, onde nasceu, Colômbia, Brasil e México).

Desconhecem-se, no entanto, os valores do negócio em causa.

A Alberto Oculista, fundado em 1984, no Funchal, conta 70 lojas da marca homónima, a par de outras 30 de outras insígnias, como a Opticenter depois de o grupo madeirense ter adquirido, em 2021, as suas 34 lojas, num negócio descrito então como "o maior do setor da ótica vez realizado em Portugal".

"Esta união reforça a nossa capacidade de responder às necessidades de cada consumidor, com tecnologia avançada, acompanhamento personalizado e uma equipa de profissionais apaixonados pela visão e pelo bem-estar. O futuro da ótica constrói-se com olhar humano, rigor técnico e visão de futuro. É essa combinação que nos move para ver Portugal com novos olhos", afirma o diretor-geral da Opticalia Portugal, António Alves.

"A força desta união está na complementaridade das nossas marcas e na capacidade de oferecer mais e melhor a quem nos escolhe todos os dias", complementa o presidente do conselho de administração do grupo familiar, Miguel Caires, também citado na mesma nota.

Marta Alonso Mendez, diretora geral da Opticália Global Holding, realça, por seu turno, que "com esta união, nasce uma nova era para o setor ótico em Portugal, em que tradição, inovação e modernidade se fundem numa marca mais forte, mais próxima e mais inspiradora - a Opticalia".

Um mercado de 850 milhões de euros

O volume de negócios do setor retalhista de produtos óticos atingiu os 850 milhões de euros em 2024, valor que representa um crescimento de 6,9% face ao ano anterior, segundo a Informa D&B.

De acordo com uma análise da consultora, a faturação das empresas que estão integradas nas grandes cadeias de retalho corresponde a 97% do total.

A oferta do setor "está cada vez mais concentrada" e, em 2024, as cinco principais cadeias detinham uma quota de mercado conjunta próxima dos 55%, percentagem que ronda os 74% quando se consideram as dez principais.

Em maio de 2025 existiam 2.290 óticas em atividade em Portugal, das quais mais de metade nos distritos de Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, segundo a Informa D&B.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio