Francesa Kiabi alia-se à espanhola Micolet para "vestir" em segunda mão em Portugal e Espanha
Projeto, a funcionar em França, começou a ser testado em lojas físicas selecionadas na Península Ibérica, prevendo-se que "nos próximos meses" arranque também "online".
A francesa Kiabi firmou uma "parceria estratégica" com a espanhola Micolet para criar um projeto de venda de roupa em segunda mão em Portugal e Espanha.
Em comunicado, enviado esta segunda-feira, a empresa, que pertence à família Mulliez, dona da Auchan, Decathlon ou Leroy Merlin, explica que esta iniciativa integra a expansão da "Beebs by Kiabi", a marca especializada em moda infantil em segunda mão que adquiriu em 2024, a qual se encontra "plenamente operacional" em França e vai ser agora replicada para Portugal e Espanha.
Para alargar a aposta à Península Ibérica, a Kiabi juntou-se à Micolet, descrita como uma referência no setor da moda em segunda mão, estando a ser testados espaços dedicados a esse segmento em lojas selecionadas de Espanha e Portugal. Além do canal físico, com a fase piloto em lojas, está previsto o lançamento da plataforma digital nos "próximos meses", o que "permitirá ampliar o alcance da oferta de segunda mão através de um modelo omnicanal adaptado às necessidades dos mercados locais".
"A integração da segunda mão no nosso modelo de negócio reforça o nosso compromisso com um modelo mais sustentável e adaptado às reais necessidades das famílias. Esta parceria com a Micolet permite-nos oferecer opções responsáveis, acessíveis e inovadoras, em colaboração com um parceiro experiente e de confiança", diz o diretor-geral da Kiabi para a Península Ibérica, José Luis Carceller, citado na mesma nota enviada às redações.
A Kiabi enquadra a novidade na sua "Visão 2035", a qual passa por uma "aposta firme" na roupa em segunda mão "como eixo central da sua estratégia de sustentabilidade e plano de ação" em "linha com o compromisso de liderar uma moda mais responsável, inclusiva e circular".
A Kiabi, fundada em 1978, atua no pronto-a-vestir com "um conceito de moda a preços baixos para toda a família", estando presente em 33 países. A Espanha, primeiro mercado de internacionalização, chegou em 1993, dispondo hoje de 72 lojas, enquanto em Portugal, onde se estreou em 2010, conta 13.
"Esta colaboração com a Kiabi é um passo essencial para democratizar a moda em segunda mão. Partilhamos uma visão clara de sustentabilidade e acreditamos que esta parceria pode ter um impacto positivo na indústria e na sociedade", afirma, por seu turno, Aritza Loroño, fundador da Micolet.
A Kiabi fala num "'player' chave no domínio da moda circular na Europa" destacando "a experiência logística e operacional " da empresa espanhola que, "em 2023, geriu mais de 1,4 milhões de peças de vestuário, com uma média de 150.000 artigos vendidos por mês",
Mais lidas