pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Restauração teve ano negro com quebra de 20% no Natal e passagem de ano

Após um verão anémico para os restaurantes, fraca procura no fim de ano compromete sobrevivência de muitos negócios. Associação pede ajuda do Governo e redução do IVA.

restauração
restauração Istockphoto
08:51

A crise no setor da restauração está a aumentar, à boleia da subida dos custos e da quebra na procura, o que motivou o fecho de mil estabelecimentos nos últimos meses e até a época festiva do mês de dezembro ficou aquém das expectativas, pressionada por uma quebra nas reservas de 20% quando comparado 2024, avança a edição desta terça-feira do .

Segundo o presidente da ProVar, Associação Nacional de Restaurantes, as famílias e os grupos de amigos estão a optar, cada vez mais, por se reunirem em quintas de eventos e hotéis em detrimento dos restaurantes. 

 “Estes espaços geralmente oferecem o jantar com animação a um preço fechado, que são opções que não estão disponíveis nos restaurantes e as pessoas acabam por preferir estes locais”, afirma Daniel Serra.

Este responsável pede a intervenção do Governo para ajudar o setor, nomeadamente através da redução do IVA, dos atuais 13% para os 6% nas categorias dos produtos alimentares sujeitos a transformação.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio