Índice de produção da construção menos negativo em Junho
Continua a cair mas a um ritmo menor. O sector da construção em Portugal reduziu-se em 3,8% em Junho deste ano, face à diminuição de 4,6% registada no mês anterior. "O índice de produção na construção apresentou, em Junho, uma diminuição de 3,8% na taxa de variação homóloga, 0,8 pontos percentuais superior à observada em Maio", salientou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira, 10 de Agosto.
PUB
Os segmentos de construção de edifícios e engenharia civil foram os que registaram a diminuição menos acentuada. No primeiro a redução foi de 2,1%, (-2,7% em maio) e no segundo de 6,3% (-7,5% no mês anterior), adiantou o INE.
No que diz respeito ao emprego, este indicador reduziu-se em 3,8% em termos homólogos, enquanto em Maio tinha caído 4,6%.
PUB
Os salários também caíram em Junho, com uma variação homóloga de -5,9% (em Maio foi de -5,6%). Face ao mês anterior, "o índice das remunerações cresceu 3,9% (4,3% em Junho de 2015)", salientou o INE.
O sector tem sido dos mais afectados pela crise e com grandes dificuldades de recuperação. Milhares de empresas já desapareceram, juntamente com um número elevado de postos de trabalho.
PUB
Esta semana foi a vez da Soares da Costa anunciar que ia requerer um PER (Processo Especial de Revitalização) para regularizar os pagamentos aos trabalhadores.
Saber mais sobre...
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE construção civil construção e obras públicas Soares da Costa Processo Especial de RevitalizaçãoMais lidas
O Negócios recomenda