Empresa de Braga fiscaliza obra de 672 milhões na Colômbia por 5 milhões
A Tabique Engenharia, que está presente em meia dúzia de países de três continentes, é a responsável pela gestão, fiscalização e segurança do projeto “Metro de la 80” de Medellín com 13,5 quilómetros de extensão, cuja construção está a cargo do consórcio da Mota-Engil.
Após ter fechado o último exercício com uma faturação de 6,2 milhões de euros, dos quais 5,2 milhões em Portugal, a Tabique Engenharia projeta chegar este ano aos 7,5 milhões de euros, sobretudo devido a uma maior contribuição da sua atividade internacional.
"A nossa estimativa de faturação para 2025 é de cerca de seis milhões de euros em Portugal e 1,5 milhões nos mercados externos", avançou Álvaro Pinto, administrador da empresa bracarense, em declarações ao Negócios.
A expansão internacional desta empresa de engenharia e fiscalização ganhou um grande impulso com a adjudicação de um contrato, "no valor de aproximadamente cinco milhões de euros", de uma das mais significativas obras de ferrovia na Colômbia, revelou Álvaro Pinto.
"Trata-se do projeto do ‘Metro de la 80’, em Medellín - uma ferrovia construída de raiz que visa beneficiar a parte oeste da cidade, melhorando a mobilidade e o espaço público e que se estima que reduza atualmente a emissão de 132 mil toneladas de CO2 na atmosfera", realçou o mesmo gestor.
Em causa está a construção de uma nova linha de metro de 13,5 km entre as estações de Caribe e Aguacatala, com um custo estimado de cerca de 672 milhões de euros e que está a cargo da Mota-Engil, grupo português que adjudicou o serviço de fiscalização da obra à Tabique Engenharia.
Estima-se que esta empreitada esteja concluída em finais de 2027.
"Projetos como o da Colômbia demonstram que a engenharia portuguesa tem um papel fundamental no desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis e inovadoras a nível global", enfatizou Álvaro Pinto.
Ainda na Colômbia, a empresa bracarense concluiu uma obra no Porto Buenaventura, em Aruba, e tem "vários projetos na área da habitação multifamiliar em Bogotá", apontou.
Além de Portugal e Colômbia, a Tabique Engenharia está também presente no Brasil, onde "a empresa posiciona-se no contexto da modernização de infraestruturas de transportes e na fiscalização de grande obras rodoviárias"; em Espanha, mercado em que "tem estado ativa na supervisão de obras de grande escala"; e em Moçambique e Angola, onde participa "no desenvolvimento de projetos essenciais para a melhoria da mobilidade urbana e expansão da rede elétrica destes países".
"Expandirmos para mercados tão distintos tem sido um desafio estimulante, mas também uma grande oportunidade de crescimento e inovação para as nossas equipas, tornando-as uma referência", realçou o administrador da Tabique Engenharia, empresa que emprega cerca de 170 pessoas, das quais 130 em Portugal.
Mais lidas