pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Quatro clubes da Espanha, Alemanha, Itália e Inglaterra com acesso directo à Champions

A UEFA revelou mudanças a partir da época 2018/2019. Uma das alterações é que os quatro clubes de topo, das quatro melhores associações nacionais, vão ter acesso automático à fase de grupos da Liga dos Campeões.

UEFA, Liga dos Campeões
UEFA, Liga dos Campeões Record
26 de Agosto de 2016 às 13:20

A UEFA vai proceder a mudanças a partir da época de 2018/2019 até à época 2020/2021, de acordo com as informações divulgadas pelo organismo esta sexta-feira, 26 de Agosto. Segundo a informação presente no site da UEFA, "os quatro clubes das quatro associações nacionais com melhor classificação vão agora qualificar-se automaticamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões".

Assim, os quatro melhores clubes da Espanha, Alemanha, Itália e Inglaterra têm acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões. Actualmente, apenas os três primeiros classificados das ligas espanhola, alemã e inglesa têm acesso directo à fase de grupos. O quarto lugar destes campeonatos tem de disputar uma eliminatória ("play-off"), como explica a Lusa. No caso do campeonato italiano, apenas os dois primeiros classificados têm acesso directo e o que ficou na terceira posição tem também de passar pelas eliminatórias. Tal como aconteceu este ano com Portugal em que Benfica e Sporting tiveram acesso directo. O Porto tem de disputar um "play-off" com a Roma.

A Lusa refere que, os países abaixo dos quatro primeiros do ‘ranking’, como é o caso de Portugal, mantêm-se a fórmula actual a partir de 2018/2019. No entanto, os mesmos passam a ter a vantagem de o terceiro classificado não se cruzar com nenhum clube do 'quarteto' do topo do 'ranking' no 'play-off'.

A UEFA garante que a totalidade dos detalhes sobre este novo formato vai ser conhecida até ao final do ano.

Outra das mudanças é que o vencedor da Liga Europa "vai ficar automaticamente qualificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões".

Será introduzido um novo coeficiente para os clubes que, a partir desta data, "vão ser avaliados pelos seus próprios registos". "O sucesso histórico na competição vai também ser reconhecido no cálculo do coeficiente".

A UEFA explica ainda que a "distribuição financeira para os clubes vai aumentar de forma significativa em ambas as competições", ou seja, Liga dos Campeões e Liga Europa. De acordo com a Bloomberg, estas mudanças de âmbito financeiro vão fazer com que clubes como Real Madrid, Barcelona, Juventus e Bayern de Munique obtenham uma fatia maior dos prémios da liga milionária. Os prémios auferidos pelos clubes na Liga dos Campeões são gerados através da venda dos direitos de transmissão dos jogos e dos patrocinadores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio