Empresas AbbVie compra fabricante do botox por 63 mil milhões

AbbVie compra fabricante do botox por 63 mil milhões

A Allergan manteve-se no radar das farmacêuticas após o colapso da fusão com a Pfizer. A empresa anuncia agora a venda à AbbVie por 63 mil milhões de dólares.
AbbVie compra fabricante do botox por 63 mil milhões
Daniel Acker/Bloomberg
Negócios 25 de junho de 2019 às 13:04

A fabricante do botox Allergan recebeu uma proposta de aquisição de 63 mil milhões de dólares (55,3 mil milhões de euros à cotação atual) da parte da farmacêutica AbbVie.

A AbbVie está disposta a entregar 0,8660 ações e 120,30 dólares por cada título, avaliando as ações em 188,24 dólares – um prémio de 45% em relação ao valor de fecho da Allergan na última sessão.

Este negócio deverá representar um acréscimo de 10% nos lucros por ação durante o primeiro ano, segundo explicaram as empresas esta terça-feira, 25 de junho.

No que toca à gestão, o CEO da Allergan, Brent Saunders, irá juntar-se ao conselho de administração da AbbVie assim que a transação for concluída. A AbbVie permanece parte da Delaware e será liderada por Richard Gonzalez, que acumulará os cargos de CEO e presidente.

Na negociação a correr antes da abertura do mercado, a Allergan está a disparar cerca de 30%, enquanto os títulos da AbbVie descem 7%, de acordo com os dados da CNBC.

Esta oferta surge depois de, em 2016, a fusão entre a Pfizer e a Allergan ter caído por terra. Este seria o segundo maior negócio de sempre, avaliado em 160 milhões de euros, mas não avançou depois de os EUA terem aprovado novas regras que limitam a deslocação da sede fiscal de companhias por via da compra de outras empresas.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI