Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

AEP pede 26 mil milhões em apoios de fundos comunitários

Presidente da Associação Empresarial de Portugal apela ao governo que sejam transferidos 26 mil milhões de euros através de apoios diretos e indiretos previstos nos três envelopes dos fundos comunitários: Portugal 2020, Portugal 2030 e no PRR.

Mariline Alves
Negócios jng@negocios.pt 17 de Junho de 2022 às 08:53
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Luís Miguel Ribeiro, apela ao governo para reforçar a verba prevista para as empresas nos apoios comunitários diretos e indiretos.


Em declarações ao Expresso, Luis Miguel Ribeiro diz que é "perfeitamente razoável" transferir para as empresas 26 mil milhões de euros durante a próxima década. O valor traduz 60% do total de 43 mil milhões de euros que estão inscritos nos três envelopes disponíveis dos fundos comunitários: o Portugal 2020, o novo quadro Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


"Estamos a pedir 60% dos fundos para o sector privado, que é onde o país deve investir para criar mais riqueza e emprego", diz ao Expresso o líder da AEP.


"Apostar 60% dos fundos que vamos ter na próxima década nas empresas é perfeitamente razoável. Têm é de ser bem executados", defende ao Expresso o presidente da AEP. "Não pedimos facilitismos, mas que não compliquem a execução dos investimentos", acrescenta, sobre a necessidade de desburocratizar os fundos europeus à luz dos princípios da simplicidade, confiança e pragmatismo. "Precisamos de processos mais céleres, transparentes e fáceis de controlar. E quem não cumprir deve ser punido."


O governo prevê transferir para as empresas 6 mil milhões de euros através de apoios diretos e indiretos no próximo quadro comunitário, que conta com um total de 23 mil milhões de euros. Esta é a verba que consta da versão final do Acordo de Parceria Portugal 2030, a firmar com a Comissão Europeia.
Ver comentários
Saber mais empresas fundos comunictários dinheiro verbas apoios AEP
Outras Notícias