Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Álvaro Sobrinho garante que BES conhecia principais credores do BESA

“Os 20 maiores credores eram todos, todos, todos reportados ao BES, que depois reportava ao Banco de Portugal", disse o antigo presidente do BESA.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 18 de Dezembro de 2014 às 16:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O BES Angola reportava a concessão de crédito ao BES em Portugal, assegurou o seu presidente por mais de dez anos, com término em 2012.

 

"No processo de consolidação de contas [do BESA no BESA], tínhamos uma base mensal em que reportávamos toda a nossa carteira de crédito", afirmou Álvaro Sobrinho na audição desta quinta-feira, 19 de Dezembro, em resposta à deputada centrista Cecília Meireles.

 

O balancete do BESA era enviado para a contabilidade do BES e os grandes riscos eram reportados ao departamento de risco global do BESA, garantiu o antigo responsável daquela unidade angolana do antigo BES.

 

"Os 20 maiores credores eram todos, todos, todos reportados ao BES, que depois reportava ao Banco de Portugal", acrescentou ainda Sobrinho na sua intervenção. "Assim como os maiores clientes em termos de depósitos".

 

"Toda esta informação, que era uma informação obrigatória e regulamentar, era reportada", concluiu Álvaro Sobrinho.

 

Todo o crédito que o BESA foi reportado "sempre às instituições superiores". Essas instituições eram, segundo Sobrinho, o conselho de administração do BESA e o BES. 

Ver comentários
Saber mais BES BESA Sobrinho BES Angola Álvaro Sobrinho Banco de Portugal banca
Mais lidas
Outras Notícias