Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bial falha negociações para vender unidade espanhola

A Bial anunciou hoje que não conseguiu chegar a acordo com a holandesa Fornix BioSciences para vender a Bial Aristegui, a sua unidade de alergologia, com presença principalmente em Espanha.

Negócios negocios@negocios.pt 30 de Julho de 2008 às 18:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Bial anunciou hoje que não conseguiu chegar a acordo com a holandesa Fornix BioSciences para vender a Bial Aristegui, a sua unidade de alergologia, com presença principalmente em Espanha.

A farmacêutica portuguesa informou, em comunicado, que as duas partes “acordaram encerrar as negociações para a potencial aquisição do negócio de alergologia de Bial, em Espanha e Portugal, conhecido como “Bial-Aristegui”, não se concretizando o acordo estabelecido entre as duas empresas, anunciado em Março de 2008”.

Ainda assim, a Bial indica que nos próximos meses procurará “formas alternativas de cooperação” com a Fornix BioSciences. Contactada, fonte oficial da farmacêutica disse que a Bial não daria mais informações sobre os motivos do fracasso das negociações.

Recorde-se que a Bial e a Fornix estabeleceram um acordo com as condições de venda no final de Março. Na ocasião o presidente da Bial, Luís Portela, explicou ao Jornal de Negócios que faltava apenas ser feita uma auditoria.

O valor previsto da transacção não chegou a ser revelado, mas esta divisão de alergologia valia cerca de dez milhões de euros anuais em facturação, dos 147 milhões facturados no total pela Bial em 2007. “A oferta que nos foi feita foi uma boa oferta, foi considerada internamente como irrecusável”, apontava então Luís Portela sobre a proposta de compra das instalações (fábrica e área de investigação) em Bilbau.

A concretização deste negócio faria com que seis pessoas em Portugal e 70 em Espanha passassem para a Fornix, ficando então a Bial com uma estrutura praticamente inalterada em Portugal e mantendo uma centena de colaboradores em Espanha.

Ver comentários
Outras Notícias