Empresas Copo da Starbucks no episódio da Guerra dos Tronos pode valer 2,3 mil milhões de dólares

Copo da Starbucks no episódio da Guerra dos Tronos pode valer 2,3 mil milhões de dólares

Quanto ganhou a Starbucks com o "buzz" gerado pelo facto de um copo que nem era da marca ter aparecido num episódio da Guerra dos Tronos? O CEO de uma empresa de marketing quantifica em 2,3 mil milhões de dólares.
Copo da Starbucks no episódio da Guerra dos Tronos pode valer 2,3 mil milhões de dólares
Reuters
Negócios 08 de maio de 2019 às 16:01

O quarto episódio da última temporada da Guerra dos Tronos não foi dos mais vibrantes, e desde que ficou disponível na HBO, no passado domingo, um dos temas mais comentados pelos fãs nada tem a ver com batalhas, dragões e outros temas que marcam esta que é uma das séries televisivas com mais audiências de sempre.

 

Foi um copo de café de papel, colocado numa mesa onde estava sentada a principal protagonista da série (Daenerys Targaryen ), que motivou mais conversas sobre este episódio. Devido às semelhanças, o copo foi associado à Starbucks, mas sabe-se agora que nem era da conhecida marca de cafés norte-americana. A HBO assumiu o erro, já corrigiu o episódio e nega que se tenha tratado de uma colocação propositada do produto ("product placement").

 

Certo é que a Starbucks beneficiou de uma elevada exposição mediática ao longo dos últimos dias sem que para tal tenha incorrido em qualquer custo. E quanto vale toda esta publicidade gratuita? Stacy Jones, CEO da empresa de marketing Hollywood Branded, fez as contas e chegou a um número: 2,3 mil milhões de dólares, refere a CNBC.

 

Para justificar este valor, Stacy Jones cita dados avançados pela Critical Mention, que contabilizou 10.627 menções à Starbucks e "Game of Thrones" nas notícias online, de televisão e rádio em todo o mundo.

 

"É uma oportunidade que acontece uma vez na vida para a Starbucks", afirmou o especialista, assinalando que os dados da Critical Mention representam "apenas a ponta do iceberg", pois além das notícias "é preciso adicionar o impacto nas redes sociais e nas conversas das pessoas".

 

Segundo a Talkwalker, no espaço de 48 horas foram registadas quase 200 mil menções à Starbucks e "Game of Thrones" nas redes sociais e blogues.

 

Dan Hill, CEO da Hill Impact, diz que é "impossível" quantificar o valor desta "publicidade gratuita" para a Starbucks, assinalando que o facto de ter sido acidental ainda a torna mais valiosa.




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