Credores dos Supermercados AC Santos reúnem a 12 de Julho
Empresa de retalho alimentar foi decretada insolvente na sexta-feira passada pelo Tribunal de Comércio de Lisboa
A empresa AC Santos Supermercados, dona da cadeia de retalho alimentar com o mesmo nome, cuja justiça decretou insolvente no passado dia 20 de Maio, já tem assembleia de credores marcada.
Em "comunicado aos trabalhadores, aos credores e ao público em geral", hoje divulgado, a administração da empresa AC Santos Supermercados adianta que já se encontra "designado o dia 12 de Julho de 2011 para a realização da assembleia de credores".
"Solução de continuidade"
Na nota, que tem data de ontem (24 de Maio), é defendido que o conselho de administração da cadeia de supermercados AC Santos irá procurar "uma solução de continuidade, que permita encerrar algumas lojas e manter as que se afigurem viáveis, salvando alguns postos de trabalho e viabilizando o pagamento do passivo". Nesse sentido, acrescenta a comunicação que a direcção procedeu já "ao encerramento de algumas lojas, para minimizar prejuízos e permitir a possível recuperação do que se mostrar viável".
A empresa AC Santos, que chegou a ter 21 lojas na área da grande Lisboa (Lisboa, Amadora e Oeiras), tem a sua rede reduzida actualmente a 10 unidades abertas, adiantaram ontem fontes sindicais ao Negócios. Os 150 trabalhadores pelos quais a empresa é ainda responsável não têm salários em atraso, mas metade do subsídio de Natal. Contestam ainda actualizações salariais que não lhe foram pagas nos últimos anos, devidas no âmbito do contrato colectivo de trabalho.
O conselho de administração da empresa, cuja estrutura accionista é de base familiar segundo os dados a que o Negócios teve acesso, "continuará em exercício de funções" e, garante, "está já a preparar o relatório que será submetido à apreciação" da assembleia de credores.
Na passada sexta-feira, quando o Tribunal de Comércio de Lisboa declarou a insolvência da empresa, foi nomeado um administrador judicial, como é normal nestas situações. Contactado pelo Negócios, o administrador da insolvência recusou fazer comentários sobre o dossiê, alegando desconhecimento do mesmo.
"Concorrência esmagadora"
Na nota de hoje, a administração dos Supermercados AC Santos "reconhece já a situação de insolvência, em processo judicial", "esgotadas" as suas "capacidades de continuação" em actividade.
No comunicado hoje enviado, a admnistração da AC Santos justifica a situação em que a empresa, criada há quase 39 anos, se viu resumida: "desde há cerca de dois anos temos vindo a enfrentar um ambiente económico fortemente adverso, com uma concorrência esmagadora e uma dr´stica redução da diminuição do consumo/compras por parte do público".
Grupos "potencialmente interessados"?
A companhia chegou a fazer uma parceria comercial com a Auchan Portugal (dona das marcas Jumbo e Pão de Açúcar em Portugal) em 2006, mas a aliança, essencialmente de cariz logístico, terminou em Novembro de 2010. Ao Negócios, fonte oficial da Auchan Portugal garantiu que a parceria entre os dois grupos "cessou em Novembro de 2010, por incumprimento de contrato por parte da AC Santos", garante.
Hoje, no comunicado emitido, a administração da AC Santos reconhece: "não foi possível até à data encontrar alternativas de viabilização da continuidade da empresa, dada a forte contracção económica em que se encontram o País e os grupos económicos potencialmente interessados na nossa empresa", sem contudo adiantar quais.
Mais lidas