pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Da Bhout à Leadzai. Portugal Ventures investe 5,5 milhões em quatro empresas de Leiria

A sociedade de capital do Banco Português de Fomento continua a investir nas empresas regiões. Nas duas primeiras edições do programa "Call Leiria Crescimento" alocou 5,5 milhões de euros em quatro empresas, depois de receber 89 candidaturas.

Paulo Duarte
08 de Abril de 2025 às 16:06

A Portugal Ventures concluiu quatro operações de investimento em empresas que se fixaram na região de Leiria, no valor de 5,5 milhões de euros. A Bhout, Leadzai, Glartek e Mantis AI são as startups que beneficiaram do programa "Call Leiria Crescimento".

Estes investimentos foram realizados pela sociedade de capital de risco integrando do Banco Português de Fomento através do fundo "Região de Leiria Crescimento". 

A Bhout e a Leadzai, possivelmente as startups mais reconhecidas das quatro, já constavam no portefólio da Portugal Ventures. A Leadzai já integra a lista desde 2019 e a Bhout desde 2022, depois de ter recebido investimento através da Call Innov-ID.

A sociedade não revela, no entanto, qual o montante investido particularmente nas empresas, evocando cláusulas de confidencialidade nos contratos de investimento. 

"A conclusão destas quatro operações de investimento representa uma forte aposta no potencial empreendedor da região de Leiria, que queremos continuar a promover e apoiar. Reforçamos o nosso portefólio, temos mais investimentos na região em 'pipeline' e queremos que o fundo regional de Leiria seja um exemplo a replicar em outras regiões do país", afirma Pedro de Mello Breyner, vogal do Executivo da Portugal Ventures.

Como prova de continuidade do projeto, Pedro de Mello Breyner indica que o objetivo é manter a exploração do "potencial de inovação de Leiria, investindo em empresas inovadoras, que tragam valor acrescentado para a região".

Terceira chamada para Leiria

Com 89 candidaturas nas duas primeiras edições, em que foi solicitado investimento na ordem dos 64,1 milhões de euros, a Portugal Ventures decidiu lançar uma terceira edição. 

As candidaturas à nova edição do Call Leiria Crescimento arrancam esta terça-feira, 8 de abril, e terminam a 18 de março.

O objetivo é "promover o acesso ao financiamento de capital de risco a empresas e projetos inovadores, orientados para a exportação e/ou para a redução da dependência externa, para a progressão nas cadeias de valor e incremento do potencial produtivo, para a transição verde e para a transformação digital". 

Estas startups podem receber investimentos entre os 250 mil e 1,5 milhões de euros, desde que estejam nas fases inicial, startup ou de captação tardia de investimento. Contudo, para concorrer têm de ter sede na região de Leiria ou pretender estabelecer-se na região "com presença e operações significativas". 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio