Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dono da Zara revela império global no imobiliário de 15,2 mil milhões

Depois de fazer uma fortuna no setor do vestiário, Amancio Ortega virou a sua atenção para o imobiliário.

6º Amancio Ortega - Zara - 70 mil milhões de dólares
Negócios com Bloomberg 07 de Julho de 2020 às 12:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

As propriedades imobiliárias do multimilionário espanhol dispararam até aos 15,2 mil milhões de euros, revelou a sua empresa esta terça-feira pela primeira vez, o que lhe confere o maior portefólio imobiliário entre os super-ricos da Europa.

Ortega, 84 anos, fundador e dono da marca de moda Zara, investiu 2,1 mil milhões de euros em imobiliário no último ano através de várias subsidiárias da sua holding Pontegadea, de acordo com a nota divulgada por e-mail. Pontegadea, que detém 59,3% da "mãe" da Zara, a Inditex, mostrou um resultado líquido de 1,8 mil milhões de euros em 2019, incluindo 1,64 mil milhões de euros em dividendos da Inditex e 621 milhões de euros correspondentes aos ativos imobiliários.

Ortega, o homem mais rico de Espanha, diversificou a sua fortuna na área da moda para preservar a sua riqueza, tendo investido mais de 3 mil milhões de dólares em imobiliário nos Estados Unidos nos últimos anos.

Entre as aquisições estão propriedades marcantes como o histórico edifício Haughwout, em Manhattan, e a torre de escritórios mais alta de Miami. No ano passado, a sua firma completou um acordo de 72,5 milhões de dólares por um hotel em Chicago, que se seguiu à compra de um edifício no distrito de negócios de Washigton e dois edifícios em Seattle.

Além de ser o senhorio de gigantes da tecnologia como a Amazon e o Facebook, a Pontegadea também acolhe como arrendatários os rivais da Zara Hennes & Mauritz e The Gap.

Filho de um trabalhador dos caminhos de ferro, Ortega tem agora uma fortuna de 58,5 mil milhões de dólares, de acordo com o Índice de Multimilionários da Bloomberg, com a maioria dos rendimentos a serem provenientes da participação maioritária na Inditex. A sua fortuna caiu mais de um quinto este ano, por causa da pandemia do coronavírus, que forçou a Inditex a fechar lojas. As ações da empresa caíram 22% este ano.

À parte do imobiliário, Ortega também investiu nas áreas de energia e de telecomunicações, comprando 5% da empresa Enagas no último ano. Em 2018, a Pontegadea comprou uma fatia de 9,99% da unidade de torres da Telefonica por 378,8 milhões de euros.

A expetativa da Pontegadea é receber 646 milhões de euros em dividendos da Inditex em 2020.

Ver comentários
Saber mais Zara Europa Ortega Pontegadea economia negócios e finanças Informação sobre empresas macroeconomia grandes empresas conjuntura construção e obras públicas imobiliário
Mais lidas
Outras Notícias