Empresas aguardam reembolso do IAPMEI. Há milhões de euros em atraso
Na base do problema, noticia o Eco, está o facto de a Compete, a quem cabe dar luz verde às ordens de pagamento, ter um "elevado volume de projetos em análise nesta fase final do atual período de programação".
A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) tem dezenas de pedidos de reembolso de apoios europeus em atraso há vários meses. A notícia é esta terça-feira avançada pelo Eco, que diz que em causa estão vários milhões de euros. Segundo o meio de comunicação, há empresas que terminaram os projetos no âmbito do PT2020 há dois anos, mas que só agora estão a ser auditadas.
Na base do problema está o facto de a Comissão Diretiva do Programa Operacional temático Competitividade e Internacionalização (Compete) ter um "elevado volume de projetos em análise nesta fase final do atual período de programação", explicou o presidente da Compete, Nuno Mangas, ao jornal.
Isto porque cabe à Compete dar luz verde à ordem de pagamento. Só depois disso a transferência de verbas para o IAPMEI é feita pela Agência para a Coesão & Desenvolvimento (AD&C). O Ministério da Economia, tutelado por António Costa Silva, garantiu ao jornal que os atrasos verificados não são diferentes dos observados em quadros anteriores e que as autoridades nacionais estão a tentar evitar a devolução de verbas à Comissão Europeia.
O Ministério da Economia, tutelado por António Costa Silva, garantiu ao jornal que os atrasos verificados não são diferentes dos observados em quadros anteriores e que as autoridades nacionais estão a tentar evitar a devolução de verbas à Comissão Europeia.
Mais lidas