Enel compra Infostrada por 12 mil milhões
A Enel, maior energética transaccionada publicamente na Europa, está perto de chegar a um acordo para adquirir a Infostrada, a segunda maior operadora fixa italiana, do Grupo Vodafone, por cerca de...
A Enel, maior energética transaccionada publicamente na Europa, está perto de chegar a um acordo para adquirir a Infostrada, a segunda maior operadora fixa italiana, do Grupo Vodafone, por cerca de 12 mil milhões de euros (2,4 mil milhões de contos).
A Enel adiantou ontem que está a procurar obter um empréstimo de 10 mil milhões de euros (2 mil milhões de contos) para financiar o processo de expansão nas telecomunicações. A eléctrica italiana pretende, numa data posterior, combinar a Infostrada com a Wind, uma operadora móvel da France Telecom.
«A Enel está a expandir-se porque vai ter que ceder capacidade produtiva no seu mercado interno, situação que pretende compensar» referiu Manfred Jaisfeld, um analista do WGZ-Bank à agência «Bloomberg».
O antigo monopólio público da electricidade italiana está a expandir-se para o sector das telecomunicações e serviços na Internet, enquanto o Governo pressiona para que esta venda a sua capacidade para produzir electricidade. A Infostrada, que detém 3,3 milhões de clientes, vai auxiliar a Wind a competir com a Telecom Italia, maior telefónica italiana com 24 milhões de clientes.
A Enel às 10h30 cotava 4,49 euros (900 escudos) a subir 1,79%, enquanto que a Vodafone descia 1,10% para as 2,48 libras (4,14 euros ou 830 escudos). A France Telecom recuava 1,38% para os 121,3 euros (24.318 escudos).
Mais lidas