Enel volta a aumentar posição na Endesa e já controla 24,98%
A Enel voltou a aumentar a sua posição no capital social da Endesa, a maior eléctrica espanhola, que está a ser alvo da OPA da alemã E.On. A “utility” italiana acordou adquirir mais 2,98% da empresa, passando a controlar uma participação de 24,98%, limite
A Enel voltou a aumentar a sua posição no capital social da Endesa, a maior eléctrica espanhola, que está a ser alvo da OPA da alemã E.On. A "utility" italiana acordou adquirir mais 2,98% da empresa, passando a controlar uma participação de 24,98%, limite a partir do qual será obrigada a lançar uma oferta de aquisição.
Em comunicado enviado ao regulador do mercado espanhol, a Enel afirma que acordou adquirir 31,5 milhões de acções à Mediobanca, ao preço médio de 39 euros, cada, o que implica investimento de cerca de 1,23 mil milhões de euros.
Com a compra desta participação, a Enel passa a controlar 24,98% do capital social da Endesa, posição a partir da qual a empresa italiana será obrigada a lançar uma oferta pública de aquisição (OPA). Se aplicada a nova lei das OPA esse limite seria de 29,99%.
A Endesa é a maior eléctrica de Espanha. A empresa está a ser alvo da OPA de 41 mil milhões de euros dos alemães da E.ON, oferta que conta com o apoio do conselho de administração da empresa espanhola.
A posição da Enel, a maior accionista da Endesa, é vista pelo mercado como um tentativa de frustrar a OPA da E.ON. Segundo o jornal espanhol "Cinco Días", a companhia italiana pretende agora exercer os seus direitos como maior accionista da eléctrica e designar até três membros para o conselho de administração da Endesa na próxima assembleia geral.
Na sessão de hoje, as acções da Endesa seguiam a negociar em alta, somando 0,36% para os 38,84 euros.