Italianos compram a Ricardo Cerqueira empresa do Porto com 3.000 trabalhadores
A Rekeep adquiriu 60% da Euromex, mantendo o empresário português como CEO e detentor dos restantes 40% nesta empresa especializada em serviços de higiene e limpeza para edifícios de saúde, que fatura 30 milhões de euros, dos quais 80% são gerados por contratos com entidades públicas.
Ao fim de 35 anos de vida, a portuense Euromex muda para as mãos de um grupo sediado em Zola Predosa, na italiana Bolonha, com escritórios operacionais na Polónia, França, Médio Oriente e Turquia, além de Portugal, empregando cerca de 26 mil pessoas e que faturou 915 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano passado, depois de ter fechado o ano de 2024 com receitas de aproximadamente 1,3 mil milhões de euros.
A Rekeep adquiriu 60% da Euromex Facility Services, especializada em serviços de higiene e limpeza para edifícios de saúde, anunciou esta segunda-feira o grupo italiano, sem revelar o valor da transação.
Na sequência desta operação, a Euromex passará a adotar a nova denominação social Rekeep Portugal.
E Ricardo Gonçalves Cerqueira manter-se-á na empresa como CEO e detentor dos restantes 40% do seu capital, enquanto Federico Gandino, diretor-geral da Rekeep World, assumirá o cargo de presidente do conselho de administração”, avança a Rekeep, que se apresenta como “o principal grupo italiano a operar no setor de ‘integrated facility management’”.
A Euromex presta serviços para entidades públicas e unidades de saúde, entre as quais alguns dos principais hospitais do país, e emprega cerca de três mil pessoas, tendo encerrado o último exercício com um volume de negócios de 30 milhões de euros, dos quais 80% provenientes de contratos com entidades públicas e 20% do setor da saúde.
Esta operação, sublinha a Rekeep, dá “continuidade à sua estratégia de expansão em mercados estrangeiros estratégicos através de parcerias com empresas locais com forte implantação regional, equipas de gestão altamente reconhecidas e competências específicas em ‘facility management’, bem como através da adjudicação de concursos públicos e privados”.
“Além disso, a entrada no mercado português reforça ainda mais o posicionamento internacional do grupo, que atualmente já gera cerca de 25% do seu volume de negócios consolidado no estrangeiro, e amplia a sua presença no setor da saúde, um segmento de negócio estratégico caracterizado por elevados padrões de qualidade, organização e tecnologia”, frisa o grupo italiano.
Para o presidente da Rekeep, Claudio Levorato, Portugal é “um mercado com características muito interessantes, em particular no setor da saúde”, onde acredita que “a experiência e ‘know-how’ organizacional [do grupo] podem gerar um valor acrescentado significativo”.
“Tal como fizemos noutros países, também neste caso pretendemos trabalhar em estreita colaboração com a gestão local, valorizando a sua experiência e apoiando-a com as capacidades de planeamento e controlo desenvolvidas pelo nosso grupo ao longo de mais de 80 anos de atividade”, promete Claudio Levorato.
Operando na prestação de serviços integrados dirigidos a património imobiliário, ao ambiente e de apoio aos serviços de saúde, a Rekeep garante a gestão de instalações, limpeza, manutenção de espaços verdes, manutenção e reabilitação energética de edifícios e trabalhos especializados para clínicas e hospitais (lavandaria e esterilização).
Mais lidas