Caetano aos comandos do grupo de Gaia que emprega 8.900 e fatura 5.000 milhões
O negócio do retalho automóvel da Salvador Caetano, que até agora se apresentava no mercado com mais de 20 designações diferentes, passa a operar com a marca única Caetano em todos os concessionários de vendas e oficinas. Só em Portugal tem mais de 100 instalações.
Fundado em 1946 por Salvador Caetano, o grupo sediado em Vila Nova de Gaia é atualmente presidido por Maria Angelina Ramos, filha do empresário falecido a 27 de junho de 2011, com 85 anos.
A comemorar 80 anos de existência, o gigante português da indústria e setor automóvel emprega mais de 8.900 pessoas em 49 países de 3 continentes (Europa, África e América do Sul), tendo fechado o último ano com um volume de negócios agregado de aproximadamente cinco mil milhões de euros.
Entretanto, no negócio de retalho automóvel, que gerou uma faturação da ordem dos 1.500 milhões de euros no último exercício, tendo vendido mais de 100 mil veículos, a Salvador Caetano decidiu juntar as mais de 20 designações diferentes com que operava, passando a apresentar-se no mercado sob uma marca única: Caetano.
“Este ‘rebranding’ marca uma nova etapa na forma como a organização se posiciona junto dos clientes, parceiros e restantes públicos, reforçando a coerência, a clareza e a força da marca num contexto de profunda transformação do setor da mobilidade”, explica a Salvador Caetano, em comunicado.
A alteração terá impacto em diferentes geografias, começando pelas mais de 100 instalações que tem em Portugal.
A nível internacional, o grupo português está presente em Espanha, Hungria, Suécia e Irlanda, onde acaba de adquirir a Cedar, que era detida pela família al-Babtain, do Koweit, conta com mais de 600 trabalhadores e fatura perto de mil milhões de euros anuais, tendo no ano passado vendido quase 28 mil veículos.
O grupo de gaia também tem operações de retalho na Colômbia e em diversos países no continente africano.
Em Portugal, o retalho automóvel da Salvador Caetano integra mais de duas dezenas de marcas automóveis – Alpine, Audi, BMW, BYD, Chevrolet, Dacia, Dongfeng, Farizon, Hyundai, Lexus, Mercedes-Benz, Mini, Peugeot, Opel, Nissan, Renault, Seat, Škoda, Smart, Toyota, Volkswagen, Voyah e Xpeng.
Acresce a Carplus, marca exclusivamente dedicada à comercialização de viaturas usadas multimarca, e a marca de motos BMW Motorrad.
(Notícia atualizada às 15:12)
Mais lidas