Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa é a 13.ª cidade do mundo onde é mais barato beber um café com leite no Starbucks

A capital portuguesa é a 13.ª cidade entre 76 metrópoles de todo o mundo onde é mais barato beber um café com leite na cadeia Starbucks, revela um estudo. E, segundo os dados, o preço da bebida em Portugal devia ser 20% mais elevado tendo em conta a riqueza do país.

Reuters
Negócios jng@negocios.pt 08 de Dezembro de 2019 às 14:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Lisboa surge como o 13.º local entre 76 cidades de todo o mundo onde é mais barato beber um café com leite ("tall latte") na cadeia Starbucks, revela um estudo realizado pelo Finder.com, site de comparação de preços fundado na Austrália em 2006. Segundo os dados recolhidos, um galão custava 2,75 dólares (cerca de 2,5 euros) nas lojas Starbucks de Lisboa, o que é menos de metade do preço de 6,05 dólares (5,45 euros) praticado em Copenhaga, na Dinamarca.

E se os preços mais elevados pertencerem a países com maior poder de compra - Dinamarca, Suíça e Finlândia encabeçam a lista - não surpreende, o mesmo não se pode dizer de alguns dos locais onde os galões são mais caros do que em Lisboa. É o caso de países como o Chipre (4,02 dólares), Panamá (3,95 dólares), Chile (3,91 dólares), Bolívia (2,90 dólares) e Roménia (2,77 dólares). Já em Milão o preço é o mesmo do que em Lisboa.

A cidade onde a bebida é mais barata é Istambul, onde um "tall latte" custa 1,78 dólares. Ainda abaixo do preço em Lisboa encontram-se, por exemplo, Buenos Aires, São Paulo e Budapeste.

O estudo compara ainda o preço dos galões com qual seria o preço "justo" tendo em conta a riqueza do país, medida pelo PIB per capita. Para o efeito os preços foram convertidos das moedas locais para dólares usando a cotação de 12 de setembro, refere o Finder.com.

Preço em Lisboa devia ser três euros
De acordo com os cálculos do estudo, o preço adequado para um galão no Starbucks em Lisboa devia ser 20,63% mais elevado, o que corresponde a 3,32 dólares (cerca de três euros). Istambul é a cidade onde o "tall latte" devia aumentar mais de preço, apresentando um desvio de mais de 44% face ao nível de riqueza do país. Isso significa que em vez de 1,78 dólares, a bebida devia custar 2,57 dólares naquela cidade turca.

Em contrapartida, na capital dinamarquesa o "tall latte" apenas devia custar 4,20 dólares. Ou seja, os 6,05 dólares cobrados são 44,26% acima do "preço justo". O segundo país onde os preços estão mais inflacionados é o Líbano, onde a bebida custa 4,31 dólares, um valor que deveria ser de 2,78 dólares.
Ver comentários
Saber mais Finder Lisboa Starbucks preços café comércio copenhaga istambul
Mais lidas
Outras Notícias