Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo já tem uma cama de cultivo no Palácio de Belém

O Presidente da República já tem uma horta biológica, com plantas e ervas aromáticas. Trata-se de uma cama de cultivo instalada pela Noocity, uma startup do Porto que já exporta para França, Dinamarca e Brasil.

Marcelo Rebelo de Sousa observa a instalação de uma "growbed" da Noocity no Palácio de Belém
Rui Neves ruineves@negocios.pt 23 de Março de 2017 às 12:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Noocity, uma "startup" sediada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), tem ganho vários prémios com uma solução que permite aos cidadãos urbanos cultivar alimentos, de forma sustentável, em plena cidade.

No ano passado, venceu o último "Pitch Day" da Escola de Startups do UPTEC e o 8.º Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves, tendo sido então premiada com um cheque de 25 mil euros.

Fundada por José Ruivo, Leonor Babo e Pedro Monteiro, a Noocity desenvolveu uma solução considerada inovadora. Denominada "growbed", trata-se de uma cama de cultivo com um sistema de sub-irrigação (auto-rega) integrado.

A Noocity garante que esta solução tem "uma autonomia de três semanas, diminui consideravelmente a evaporação, a frequência da rega e permite reter água das chuvas, ajudando ao consumo até 80% menos água que uma horta convencional e possibilitando quase o dobro da produtividade".

Por ser modular, "pode ser utilizada individualmente ou em conjunto, permitindo várias configurações de horta e adaptando-se a diferentes tipos de espaço". Uma solução que, afiança a empresa, já está a ser exportada para países como a França, Dinamarca e Brasil.

Acontece que a empresa do Porto convenceu o Presidente da República a instalar uma "growbed" na sua residência oficial.

"A Noocity instalou uma horta biológica com plantas e ervas aromáticas no Palácio de Belém. Marcelo Rebelo de Sousa já experimentou o sistema criado pela ‘startup’ portuguesa, que reduz o consumo de água e se adequa às necessidades da espécie plantada", avança a empresa, em comunicado.

"O Presidente da República não ficou indiferente quando apresentamos a Noocity e sugerimos instalar uma ‘growbed’ no Palácio de Belém. Mudar comportamentos urbanos, bem como os hábitos de consumo, alimentares e ambientais são valores com os quais Marcelo Rebelo de Sousa se identifica", afirma José Ruivo, CEO da "startup".

Ver comentários
Saber mais Noocity growbed horta Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa
Outras Notícias