Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo sobre Luanda Leaks: Investimento de Angola é "bem-vindo" desde que respeite a lei

O presidente da República não quis comentar diretamente o caso Luanda Leaks, mas ressalvou que o investimento estrangeiro é sempre bem-vindo desde que não desrespeite o quadro legal.

Manuel de Almeida/Lusa
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 21 de Janeiro de 2020 às 18:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, escusou-se a comentar o caso Luanda Leaks mas adiantou que considera o investimento estrangeiro, incluindo o proveniente de Angola, "bem-vindo", desde que não ultrapasse os limites definidos pela lei.

"O investimento vindo desse país (Angola), como o de todos os países, é bem-vindo, naturalmente, no respeito da legalidade e constitucionalidade. E continua a ser bem-vindo", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, à margem do Fórum Mundial do Holocausto, que se realiza em Israel.

O Presidente da República foi confrontado com os resultados da investigação feita por um coletivo de jornalistas e que mostra que Isabel dos Santos desviou mais de 100 milhões de dólares da petrolífera Sonangol para o Dubai. A empresária angolana possui, ao todo, 17 entidades que a ligam a Portugal, entre as quais se destacam a participação indireta na Galp e a fatia de mais de 40% de capital no Eurobic.

Questionado acerca das consequências que este caso pode ter para Portugal, Marcelo escusou-se a tecer comentários, limitando-se a fazer eco da posição do Governo: "estamos aparentemente perante uma matéria que envolve poderes do poder judiciário, de investigação, dos supervisores e reguladores, que são e devem ser independentes. Não cabe aos órgãos do poder politico que não estes estarem a fazer pronúncias", rematou.

Ver comentários
Saber mais Luanda Marcelo Rebelo de Sousa Leaks Angola Portugal política economia negócios e finanças crime lei e justiça leis economia (geral) diplomacia negócios (geral) relações internacionais
Mais lidas
Outras Notícias