Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Matos Fernandes: Leilões do solar avançam em setembro e podem chegar às 12 albufeiras

O terceiro leilão de energia solar será lançado em setembro, apenas para espelhos de água de albufeiras. Matos Fernandes garante que há sete albufeiras que já estão definidas, estando outras 10 ainda em avaliação.

A carregar o vídeo ...
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, revelou, em entrevista ao Negócios e Antena 1, que o terceiro leilão para o solar será lançado em setembro, estando a concurso cerca de 500 megawatts de potência mas apenas para espelhos de água em albufeiras.

O responsável adiantou que sete albufeiras estão já confirmadas como podendo receber os painéis solares para produzir essa eletricidade - 
Alto Rabagão, Paradela, Salamonde, Vilarinho das Furnas, Monte da Rocha, Santa Clara e Alqueva -, mas que há outras 10 em avaliação. 

"Temos sete albufeiras como certas, eventualmente das outras dez algumas ficarão pelo caminho, mas quero acreditar que  podem vir a ser até 10 ou 12. Mas queremos em todas estas, tanto quanto for tecnicamente possível, não interferir com outros usos da albufeira", disse.


"Temos aqui grandes vantagens", disse: "a de não discutir ocupação do solo porque vai ser na água; e boa parte serem de produção hidroelétrica, portanto já terem ligações à rede, o que torna muito mais simples.

 

Segundo o ministro, neste leilão, não será possível, ao contrário do segundo, associar armazenagem "porque temos de proteger as margens das albufeiras", mas apesar dessa limitação, salientou que há a vantagem "da simplicidade da construção".

Quanto a interessados, Matos Fernandes frisou que apesar de ainda não ter sido a pré-qualificação, "a julgar pelo que aconteceu nos últimos leilões, vamos ter muitos concorrentes". 

Ver comentários
Saber mais energia solar Matos Fernandes Ambiente leilão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio