Motoristas de TVDE nos EUA em greve no Dia dos Namorados
Sindicatos falam de "milhares e milhares" de carros parados na quarta-feira. A greve nos EUA marca a mais recente ação de luta dos motoristas de plataformas digitais.
Vai ser um Dia dos Namorados parado nos Estados Unidos, com os motoristas de TVDE em greve. Milhares de trabalhadores da Uber, Lyft e DoorDash (de entrega de comida) planeiam uma paralisação em prol de aumentos salariais, avança a Reuters.
O protesto acontece depois de a Lyft ter dito que ia avançar com um rendimento semanal garantido para os seus condutores, a primeira vez que tal acontece na indústria de plataformas de transporte de passageiros, que tenta atrair mais trabalhadores.
Os motoristas têm visto os seus rendimentos baixar, e acusam as empresas de cobrarem comissões demasiado altas. O grupo "Justice For App Workers", que representa mais de 100 mil condutores, disse à Reuters que este protesto vai ser "a maior greve de sempre", abrangendo "milhares e milhares" de trabalhadores. Já a Uber salienta que este tipo de protesto apenas mobiliza uma minoria dos condutores e tem impacto reduzido.
De acordo com a plataforma Gridwise, em 2023 o salário médio dos motoristas da Uber caiu 17,1%, enquanto que na Lyft subiu 2,5%.
Mais lidas