Empresas Nelson, o intra-empreendedor, leva o seu sonho para Viseu

Nelson, o intra-empreendedor, leva o seu sonho para Viseu

Não se chama Viriato, o herói lusitano de Viseu, mas liderar está-lhe na pele e não é fazer o percurso ao contrário que o assusta. Nem dois anos depois de chegar à Your, Nelson Costa leva a empresa para o Interior, ou melhor, à conquista do território.
Nelson, o intra-empreendedor, leva o seu sonho para Viseu
Nelson Costa abriu em Viseu a primeira sucursal do grupo Your no Interior do país.
Rui Neves Cláudia Brandão 13 de abril de 2019 às 14:50

É o sonho americano virado do avesso. Nelson nasceu no final da década de 70 no Estado de Massachussetts, em terras do Tio Sam, para onde os pais tinham emigrado. A cultura americana, bebeu-a até à idade de entrar para a universidade. Foi aí que a família fez o caminho inverso e veio para Portugal. Os pais para a Guarda, o filho para Lisboa.

Com o canudo em Gestão nas mãos, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, o primeiro contacto com o mercado de trabalho seria ainda na capital, "na área de marketing". "A partir daí andei sempre na direção financeira de pequenas empresas", conta ao Negócios. Em Lisboa, no Porto e em Angola, onde esteve durante nove anos na liderança de um grupo empresarial na área da construção civil.

Enquanto dirigia empresas, Nelson ia ensinando o que sabia. Foi professor de Economia na Escola Secundária de Seia, na Guarda, e também formador profissional no programa Inov-Jovem, responsável por formar jovens quadros para a inovação nas PME.

Em 2017, chegou ao Grupo Your, especializado no suporte à gestão das empresas há uma dúzia de anos, onde, de volta a Lisboa, esteve alocado a projetos de consultoria e empreendedorismo.

Viseu não lhe estava nem no sangue, nem no currículo. Mas chegou-lhe ao coração. A esposa, que, tal como os pais de Nelson, também é da Guarda, arranjou emprego na "melhor cidade para se ser feliz", segundo um estudo com data ainda válida – 2018 –, e o gestor pensou: "Porque não?"

"Eu conhecia o projeto de expansão da Your para o Interior e o interesse do grupo de estar em todas as capitais de distrito", conta Nelson Costa. Foi ele próprio que se auto propôs à administração, com o argumento de que "este era ‘O projeto’ para começar a expansão".

A isto, a Your aplica o conceito de intra-empreendedorismo. Nelson acha que era o caminho mais natural – "sempre liderei equipas". E não lhe faltam cargos de direção na carreira. "Tinha a ambição de fazer um projeto sozinho", confessa. Além de "um objetivo de vida": com tantos anos de mundo, queria voltar para o Interior.

Em meio ano, pôs o plano em marcha. Mudaram-se os quatro: Nelson, a mulher e os dois filhos pequenos, e agora são duas casas para erguer. A Your Viseu nasceu em meados de março, e vive na mais nobre rua da cidade de Viseu, a Formosa.

Erguido o castelo, está na altura de partir à conquista de clientes. "Estamos a fazer as primeiras abordagens", adianta.

A partir da capital do distrito viseense, a Your vai prestar os mesmos serviços que a casa-mãe: contabilidade, auditoria, suporte de sistemas de informática, otimização de custos, gestão de recursos humanos, entre outros.

A empresa liderada por Nelson Costa vai, ainda, alargar o recente projeto Your Business, uma parceria com o Millennium BCP, que ajuda na elaboração de planos de negócio, a Viseu e arredores.

Por enquanto, são apenas duas pessoas na equipa. Além de Nelson, a empresa abriu lugar a um estágio curricular vindo do Politécnico de Viseu. "Queremos contratar pessoas da região à medida que o negócio for crescendo", garante o empresário, e admite: "Vamos ter necessidade de mais, claro."

O Grupo Your, que tem escritórios em Lisboa, Cascais, Porto e Luanda, diz que a chegada ao Interior do país está relacionada com "o objetivo de estar mais próximo das pequenas e médias empresas estabelecidas fora dos grandes centros urbanos".

Nelson só não concorda com a classificação de Viseu como território do Interior. "Viseu só é Interior relativamente à costa, porque é mais central em relação à Europa. Está mais próxima de Madrid do que Lisboa ou Porto", considera. É a visão do mundo que carrega.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI