Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nissan Qashqai eleito "Carro do Ano 2008" em Portugal

O júri do Carro do Ano/TroféuVolante de Cristal 2008 elegeu como grande vencedor da 24ª edição deste concurso o novo “crossover” compacto Qashqai do construtor japonês Nissan. O Qashqai, que arrecadou igualmente o galardão de Familiar do Ano, sucede, assi

Adriano Oliveira aoliveira@netcabo.pt 24 de Janeiro de 2008 às 07:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O júri do Carro do Ano/TroféuVolante de Cristal 2008 elegeu como grande vencedor da 24ª edição deste concurso o novo "crossover" compacto Qashqai do construtor japonês Nissan. O Qashqai, que arrecadou igualmente o galardão de Familiar do Ano, sucede, assim, ao Citroën C4 Picasso na lista dos vencedores do Troféu Volante de Cristal.

De fora ficaram os cinco outros concorrentes – Ford Mondeo, Kia cee’d, Mazda 2, Peugeot 308 e Renault Laguna – que tinham passado à final, depois de seleccionados entre os  18 modelos de 14 marcas diferentes que se apresentaram a concurso.

Os modelos inscritos foram os seguintes: Audi A5, Ford Mondeo, Isuzu D-Max, Kia cee’d, Mazda 2, Hyundai i30, Nissan Qashqai, Nissan X-Trail, Opel GT, Peugeot 308, Renault Laguna, Renault Twingo, Skoda Fabia, smart fortwo, Suzuki SX4, Toyota Auris, Toyota Corolla e Toyota Hi-Lux.

Nas Classes do Ano, às quais concorreram 27 modelos de marcas diferentes, as classificações atribuídas pelos jurados foram as seguintes: Utilitário do Ano – Renault Twingo GT 1.2 TCE; Carrinha do Ano – Ford Mondeo SW 2.0 TDCI  Titanium; Familiar do Ano – Nissan Qashqai 1.5 DCi Acenta; Executivo do Ano – BMW 520d; Desportivo do Ano – BMW M3 Coupé; Descapotável do Ano – BMW 335i  Cabriolet; Todo-o-Terreno do Ano – Nissan X-Trail 2.0 173 cv LE.

O "crossover" da Nissan está disponível no mercado nacional com tracção 4x2 e 4x4 e quatro opções de motorização: dois motores a gasolina e dois motores turbodiesel, com potências entre 106 e 150 cv e preços a partir de 21.750 euros. Em Maio de 2007, foi considerado o automóvel mais seguro das estradas europeias, de acordo com a avaliação do EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Veículos Novos). No final de Novembro último, nove meses após o início da sua comercialização, o Qashqai atingiu  o marco das 100 mil unidades vendidas na Europa.

O Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal é uma iniciativa organizada pelo jornal "AutoSport" em colaboração com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) e com o Automóvel Club de Portugal (ACP), que contou com o apoio da Repsol e da Atlantis. O júri do concurso é constituído por 19 jornalistas da especialidade em representação de outros tantos meios de comunicação social e nos quais se inclui o Jornal de Negócios.

Ver comentários
Outras Notícias