Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pandemia "parte a loiça" da Vista Alegre. Empresa regista prejuízo de 3,4 milhões no semestre

O grupo Vista Alegre Atlantis passou de lucros de 3,7 milhões de euros na primeira metade de 2019 para perdas de 3,4 milhões nos primeiros seis meses deste ano. As vendas recuaram 26%.

Vista Alegre
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 01 de Agosto de 2020 às 13:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O grupo Vista Alegre Atlantis fechou o primeiro semestre com prejuízos de 3,4 milhões de euros, refletindo o impacto da pandemia da covid-19. Estes números comparam com os 3,7 milhões de euros de lucro obtidos na primeira metade do ano passado, indicou este sábado a empresa.

O grupo que detém entre outras as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro viu o volume de negócios cair 26%, para 42,6 milhões de euros.

O segmento de "porcelanas e complementares" foi o mais castigado, tendo as vendas afundado 62%, para 9,7 milhões de euros. O segmento de "faiança" registou uma quebra de 17%, para 3,1 milhões de euros, o de "grés mesa" recuou 9%, para 10 milhões, e o "cristal e vidro" faturou 5,1 milhões, uma descida de 26%.

Em contraciclo, o segmento de "grés forno" aumentou as vendas em 48%, atingindo os 14,7 milhões de euros.

O peso das exportações nos primeiros seis meses do ano ascendeu a 83,8%, o que corresponde a 35,4 milhões de euros e traduzem uma subida de 7,4 pontos percentuais face aos 76,4% registados um ano antes. A empresa destaca os mercados de França, Holanda e Itália.

O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu 65% para 4,1 milhões de euros.

A empresa destaca que no segundo trimestre assegurou a contratualização de duas novas encomendas no valor de 16,2 milhões de euros para o segundo semestre.

A Vista Alegre Atlantis sublinha também que, em junho, o volume de negócios superou em 6% o de igual mês de 2019, passando de 8,7 para 9,2 milhões de euros, o que a empresa classifica como um "importante sinal da recuperação gradual da sua atividade face ao cenário negativo vivido no pico da pandemia".
Ver comentários
Saber mais Vista Alegre Atlantis prejuízos
Mais lidas
Outras Notícias