Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vista Alegre regressa aos prejuízos devido à pandemia

O volume de negócios caiu 20% e o EBITDA baixou mais de 40%, com a companhia a ser penalizada pelo encerramento da atividade no final de março.

Vista Alegre
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 16 de Maio de 2020 às 11:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A Vista Alegre Atlantis (VAA) fechou o primeiro trimestre com um resultado líquido negativo de 796 mil euros, valor que compara com lucros de 1,5 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

 

As receitas desceram 20% para 24,3 milhões de euros e o EBITDA caiu 43% para 3,2 milhões de euros. Os resultados operacionais caíram de 2,955 milhões de euros para 154 mil euros.

 

Em comunicado à CMVM, a VAA explica que 0 desempenho operacional foi influenciado negativamente pela evolução da pandemia covid-19, que levou à suspensão, no mês de Março, da atividade comercial da VAA na rede de retalho (salvo nos canais online), e à antecipação do período de férias normal de Agosto, motivando o encerramento temporário das unidades produtivas e áreas de suporte desde o dia 23 de Março até 9 de Abril".

 

Os trabalhadores já gozaram as três semanas do período de férias habitual de agosto, que assim será um "mês normal e completo de atividade, recuperando a Vista Alegre desta forma o período de paragem que agora ocorreu".

 

"Apesar do difícil contexto europeu", a VAA assinala que o peso dos mercados externos continuou a crescer para os 83,8% do volume de negócios, superando os 20 milhões de euros.

 

A dívida líquida da VAA aumentou de 82,9 no final de 2019 para 88 milhões de euros. A empresa explica que as disponibilidades baixaram 12,6 milhões de euros "essencialmente pela redução de dívida bruta consolidada, pela antecipação excecional do pagamento dos subsídios de férias ocorrido em Março e ainda pelo pagamento de capex".

 

A Vista Alegre terminou o ano de 2019 com lucros de 7,5 milhões de euros, superando em mais de 3% o obtido no ano anterior, impulsionada sobretudo pelos resultados ao nível das operações.

Ver comentários
Saber mais Vista Alegre Atlantis VAA
Mais lidas
Outras Notícias