Portugal com 13 empresas entre as 500 maiores do Brasil
As empresas dos grupos de capital português Vivo, Energias do Brasil e Cimpor estão entre as «500 Melhores e Maiores» do Brasil em 2005, de acordo com o «ranking» elaborado pela revista «Exame» desta semana.
As empresas dos grupos de capital português Vivo, Energias do Brasil e Cimpor estão entre as «500 Melhores e Maiores» do Brasil em 2005, de acordo com o «ranking» elaborado pela revista «Exame» desta semana.
Ao todo são 13 empresas, nove delas pertencentes ao universo Vivo, a «holding» de telecomunicações móveis detida em partes iguais pela Telefónica e a Portugal Telecom. Das empresas detidas ou participadas pela Energias do Brasil (EDP), figuram na lista a Bandeirante Energia e a Enersul. A Cimentos do Brasil é a participada da Cimpor no anuário.
A Telesp Celular, a maior empresa da Vivo, que opera no estado de São Paulo, surge na 43ª posição, com um volume de negócios de 2,55 mil milhões de dólares. É a única empresa participada por capital português entre as 100 maiores. A Vivo é ainda escolhida pela revista «Exame» do Brasil como a melhor do seu sector.
A revista brasileira apurou que o volume de negócios das 500 empresas do anuário de 2005 aumentaram apenas 3,3% para os 577 biliões de dólares. E nota que este crescimento é só ligeiramente superior ao do Produto Interno Bruto, que no ano passado avançou 2,3%. Já os lucros das 500 maiores aumentaram 114,3% para os 36,7 biliões de dólares.
A maior empresa do Brasil é a Petrobras, com receitas de 61,45 mil milhões de dólares.
Mais lidas