pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

RTL compra Sky Deutschland por 150 milhões e reforça aposta em novo gigante do entretenimento

Sky Deutschland já valeu 6 mil milhões de euros mas reflete o declínio dos operadores tradicionais perante as plataformas digitais. A integração na RTL pode gerar 250 milhões de euros em sinergias anuais.

comando tv televisão streaming
comando tv televisão streaming DR
27 de Junho de 2025 às 11:58

A RTL Group chegou a acordo para comprar a Sky Deutschland à Comcast por um valor inicial de 150 milhões de euros, naquela que será a maior aquisição de sempre da operadora luxemburguesa, num momento em que procura novas fontes de receita. O negócio, que ainda aguarda aprovação regulatória, deverá ficar concluído no próximo ano e pode vir a custar até 377 milhões de euros adicionais, caso a cotação da RTL ultrapasse os 41 euros por ação nos cinco anos seguintes ao fecho da transação, avança a Bloomberg.

Com esta operação, a RTL vai incorporar as operações da Sky nos mercados de língua alemã: Alemanha, Áustria e Suíça. Para além disso, ficará com os direitos da marca Sky também no Luxemburgo, Liechtenstein e Tirol do Sul. A fusão está desenhada para criar um gigante europeu com presença em televisão gratuita, “pay-TV” e plataformas de “streaming”. Segundo estimativas da própria empresa, a compra deverá originar sinergias de 250 milhões de euros por ano, no prazo de três anos.

"Esta combinação é transformadora para a RTL Group", afirmou Thomas Rabe, CEO da RTL, citado pelo The Guardian. "Vai juntar duas das marcas mais fortes da Europa em entretenimento e desporto e criar uma proposta única em televisão gratuita, paga e no ‘streaming’”.

A RTL, controlada pela Bertelsmann, já opera canais e rádios generalistas e tem vindo a diversificar a sua base de receitas com o modelo de subscrição “premium” da RTL+. Com esta aquisição, reforça ainda mais o seu posicionamento na Alemanha, o maior mercado da empresa, ao integrar os cerca de 11,5 milhões de subscritores da Sky na região.

Venda por valor simbólico espelha declínio da Sky na Alemanha

O preço acordado de 150 milhões de euros está muito abaixo dos cerca de 6 mil milhões de euros a que a Sky Deutschland foi avaliada em 2014, quando a BSkyB comprou a participação da 21st Century Fox, recorda a Bloomberg. Mais tarde, a Comcast assumiu o controlo do grupo Sky, num negócio de 31 mil milhões de libras disputado com a Disney.

Segundo o The Guardian, a unidade alemã nunca foi rentável e perdeu competitividade face a rivais como a DAZN ou a Amazon, que conquistaram direitos de transmissão desportiva. A Comcast tentou vendê-la por mil milhões de euros, em 2022, mas sem sucesso. Agora, o acordo com a RTL poderá valer até 500 milhões de euros, caso o desempenho bolsista da compradora ative os pagamentos adicionais.

A operação insere-se numa reestruturação mais ampla da Comcast, que em 2023 registou perdas agravadas: um prejuízo antes de impostos de 773 milhões de libras, com imparidades significativas nas operações alemã e italiana, bem como na , de acordo com o The Guardian.

Ainda assim, a Sky Deutschland assegurou, em dezembro, os direitos exclusivos da maioria dos jogos da Bundesliga até 2028/29, o que pode dar novo fôlego à integração na RTL.

Ações da RTL disparam com anúncio

O mercado reagiu com entusiasmo ao anúncio da aquisição. As ações da RTL chegaram a disparar 15% em Frankfurt, a maior valorização intradiária desde março de 2020, atingindo os 36,40 euros, segundo dados da Bloomberg. Desde o início do ano, os títulos da empresa acumulam uma subida de 36%.

A potencial valorização futura das ações também está no centro do acordo com a Comcast, que poderá ativar pagamentos adicionais em qualquer momento até 2026, caso a cotação da RTL ultrapasse os 41 euros. O montante máximo está limitado a 70 euros por ação, o que corresponde ao tal pagamento extra de 377 milhões de euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio