Santander vende Patagon.com por 10,7 milhões de euros
O Santander Central Hispano anunciou hoje que vendeu o Patagon.com International por 10,7 milhões de euros, depois de não ter conseguido obter lucros num investimento de 700 milhões de euros no maior banco online da América Latina.
O Santander Central Hispano anunciou hoje que vendeu o Patagon.com International por 10,7 milhões de euros, depois de não ter conseguido obter lucros num investimento de 700 milhões de euros no maior banco online da América Latina, revelou o banco em comunicado.
O Santander, ao alienar esta posição ao fundador do banco e seus parceiros na América Latina, Wenceslau Casares e Guillermo Kirchner, adquiriu também a estes responsáveis a sua posição de 11,71% do negócio europeu do Patagon, tendo garantido 100% da unidade que opera o Santander Direkt Bank na Alemanha e o Patagon Internet Bank em Espanha.
«O acordo inclui a transferência da marca Patagon América (Patagon.com International) para a Patagon Euro, estabelecendo-se um prazo máximo de 30 dias para que o Patagon América deixe de operar sob esta denominação», revelou o banco em comunicado.
O Santander anunciou igualmente que irá efectuar uma provisão de 700 milhões de euros, que inclui 616 milhões de euros afectos a um fundo de comércio por amortizar, contra os resultados do segundo trimestre.
«Após esta operação, a entidade centrará a sua actividade de banca online na Europa, com o objectivo de obter uma rentabilidade em Espanha e na Alemanha», acrescenta o mesmo comunicado.
Em Espanha, o Patagon Internet Bank supera os 273.000 clientes, e tem recursos de 2,17 mil milhões de euros, enquanto na Alemanha, o banco conta com 130.000 clientes, gerando um volume de negócios de 1,69 mil milhões de euros.
As acções do Santander [BSC] em Lisboa seguiam nos 9,80 euros, a cair 0,41%.
Mais lidas