pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Total negoceia a compra da petrolífera russa Sibneft

A petrolífera Total está a negociar a compra de 92% do capital da Sibneft, petrolífera russa, por 12 mil milhões de dólares (9,75 mil milhões de euros), depois da anulação da fusão desta última com uma outra petrolífera russa – a Yukos, noticiou hoje o di

19 de Dezembro de 2003 às 12:46

A petrolífera Total está a negociar a compra de 92% do capital da Sibneft, petrolífera russa, por 12 mil milhões de dólares (9,75 mil milhões de euros), depois da anulação da fusão desta última com uma outra petrolífera russa – a Yukos, noticiou hoje o diário económico russo «Vedomosti», citando fontes bancárias.

A Yukos, maior petrolífera russa esteve em processo de aquisição da AO Sibneft para se tornar na sexta maior do mundo, na qual a Exxon Móbil queria tomar um aposição. No entanto, a prisão do seu presidente executivo, Mikhail Khodorkoysky, o homem mais rico do país, em Outubro, acusado de fraude e evasão fiscal, abalou as negociações.

Segundo o jornal, o fracasso da fusão entre as duas petrolíferas russas reforçou o interesse dos investidores estrangeiros em ambas as petrolíferas, uma vez que separadas são mais débeis e poderiam ser disputadas por uma série de grupos internacionais, tais como o Exxon Móbil, o Chevron Texaco e o Royal Dutch Shell.

O diário russo relembra que a Total já tinha estado em negociações com a Sibneft antes da fusão com a Yukos, anunciada em Abril. Para além disso, sublinha a necessidade das companhias ocidentais permanecerem à espera que se desfaça totalmente a fusão.

Para levar a cabo esta separação, Millhouse Capital, detida pelo magnata Roman Abramovich, principal accionista de Sibneft, contratou a «Citigroup» para fazer a acessória da operação. «A Citigroup disponibilizará assessoria financeira à Millhouse Capital sobre as conclusões e mecanismos de transacção», disse o grupo ao jornal russo.

Publicidade
C•Studio