60% dos meios aéreos já não estavam disponíveis no pior dia do ano
Portugal teve uma redução drástica de meios aéreos para combate a incêndios deste o início de Outubro. Desde 5 de Outubro que Portugal tem disponíveis menos 60% dos meios aéreos, avança o jornal Público esta terça-feira, 17 de Outubro.
PUB
Foi no início deste mês que terminou a fase Charlie, quando estão alocados mais meios, e o país entrou na fase Delta. O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) passou de ter 47 para 18 meios aéreos disponíveis.
Os contratos de 29 meios terminaram no início de Outubro, como os 25 helicópteros aéreos fornecidos pela empresa Everjets e os quatro aviões anfíbios médios, os Canadair.
PUB
Estes contratos foram assinados em 2012 e vigoravam até este ano, terminando no início de Outubro. No entanto, visto estarem no seu último ano de vigência as cláusulas não prevêm extensões.
O Governo está a preparar agora um concurso internacional para alugar mais meios aéreos para os próximos anos. Segundo o Público, o Governo está a estudar forma de contratar o aluguer de aeronaves mas que não estejam completamente restritos à inflexibilidade das datas das diferentes fases de combate aos incêndios.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Público incêndios fogo aeronaves meios aéreosMais lidas
O Negócios recomenda