Deputados do PS questionam Governo sobre tarifa social de energia
Dezasseis deputados do PS querem saber porque é que a tarifa social da electricidade não chega a mais pessoas. E colocaram cinco perguntas ao Governo, em particular, ao secretário de Estado de Energia, Jorge Seguro Sanches. Na missiva, os deputados consideram que "muitos consumidores têm sido afastados" da tarifa social e que os dados mais recentes demonstram que o número actual de abrangidos continua A tarifa social na energia - que engloba a electricidade e o gás natural - chega actualmente a 120 mil consumidores, segundo os dados mais recentes da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE). A maioria dos abrangidos concentra-se na electricidade, 109 mil, contra 12,5 mil no gás natural. Entre o final de 2014 e final de 2015, o número de beneficiários da tarifa social na electricidade creceu 137%, face aos 142% no gás. Os socialistas começam por perguntar ao Governo de António Costa, o que é que "falhou" para que a tarifa social não chegasse a tantos consumidores. Os deputados querem também saber quais as soluções que o Executivo propõe para que o número de beneficiários aumente. Os deputados perguntam também "quanto custa actualmente a tarifa social às empresas produtoras de energia?". Já sobre o potencial da tarifa, questionam "qual a estimativa mais actual do número máximo potencial de beneficiários?". Por último, querem saber se vai ter lugar o aumento da abrangência da tarifa social, através da introdução do conceito de "situação de insuficiência económica", isto é, em que o rendimento médio mensal do agregado familiar seja de até 1,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), isto é, 628,83 euros.
PUB
A tarifa social na energia - que engloba a electricidade e o gás natural - chega actualmente a 120 mil consumidores, segundo os dados mais recentes da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE). A maioria dos abrangidos concentra-se na electricidade, 109 mil, contra 12,5 mil no gás natural. Entre o final de 2014 e final de 2015, o número de beneficiários da tarifa social na electricidade creceu 137%, face aos 142% no gás.
Os socialistas começam por perguntar ao Governo de António Costa, o que é que "falhou" para que a tarifa social não chegasse a tantos consumidores.
PUB
Os deputados querem também saber quais as soluções que o Executivo propõe para que o número de beneficiários aumente. Os deputados perguntam também "quanto custa actualmente a tarifa social às empresas produtoras de energia?".
Já sobre o potencial da tarifa, questionam "qual a estimativa mais actual do número máximo potencial de beneficiários?".
PUB
Ainda recentemente, o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apontou que o processo lançado pelo regulador aos incumprimentos na aplicação da tarifa social pela EDP Comercial e Galp Power resultou num aumento do número de beneficiários do programa. "Fizemos inspecção à Galp e EDP e constatámos que havia índices de incumprimento" no que respeitava à tarifa social, explicou Vítor Santos no Parlamento. A partir da inspecção e abertura do processo do regulador, esse número foi crescendo, numa subida "protagonizada" pela EDP Comercial. No início deste ano, entrou em vigor o novo tecto máximo da tarifa social de electricidade, que aumentou em 10%. A partir de 1 de Janeiro, as famílias com rendimentos até 5.808 euros anuais passaram a poder beneficiar destes descontos.
Ainda recentemente, o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apontou que o processo lançado pelo regulador aos incumprimentos na aplicação da tarifa social pela EDP Comercial e Galp Power resultou num aumento do número de beneficiários do programa.
PUB
"Fizemos inspecção à Galp e EDP e constatámos que havia índices de incumprimento" no que respeitava à tarifa social, explicou Vítor Santos no Parlamento. A partir da inspecção e abertura do processo do regulador, esse número foi crescendo, numa subida "protagonizada" pela EDP Comercial.
Saber mais sobre...
Saber mais PS Governo Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ERSE EDP Comercial Galp Power Galp EDP Vítor SantosO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda