E-Lar pronto, mas descontos nos eletrodomésticos só depois das férias

Governo prometeu arrancar com o programa de troca de equipamentos a gás por elétricos em julho, mas adiou-o para setembro. Não arranca já porque quer chegar ao maior número de famílias que em agosto estão em gozo de férias.
Tiago Petinga / Lusa
Paulo Moutinho 31 de Julho de 2025 às 15:25

O E-Lar, com o qual o Governo apoiará a compra de eletrodomésticos mais eficientes, deveria arrancar este mês, mas isso já não vai acontecer. O Ministério do Ambiente e da Energia tem tudo pronto para colocar no terreno este apoio, mas decidiu deixar passar o mês tradicionalmente utilizado pelos portugueses para fazerem férias. A promessa é de que será lançado em setembro.

“Todos os trabalhos preparatórios para o lançamento do E_LAR – Bairros + Sustentáveis estão já concluídos, incluindo o formato e as regras do aviso”, diz fonte oficial do ministério liderado por Maria da Graça Carvalho, em resposta à questão colocada pelo Negócios sobre o arranque do programa que estava prometido para julho deste ano.

PUB

Há, agora, uma nova data: “o aviso de abertura do programa será publicado em setembro de 2025, por decisão da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho”, refere.

A ministra “entendeu que o mês de agosto — período em que muitos portugueses se encontram de férias — não permitiria uma comunicação suficientemente ampla e eficaz” deste programa com o qual o Executivo irá ajudar as famílias a substituírem equipamentos a gás por outros a eletricidade.

PUB

O agendamento para setembro visa garantir uma divulgação abrangente e clara junto da população, assegurando que a informação sobre os apoios chega ao maior número possível de beneficiários”, acrescenta fonte oficial.

Esta medida visa apoiar a "substituição de fogões, fornos e esquentadores ineficientes ou a gás, por equipamentos elétricos de classe A ou superior", referiu, recentemente, o ministério, isto depois de esclarecer que em vez de se destinar apenas a agregados economicamente vulneráveis, passou a abranger todos os consumidores que “pretendam melhorar a eficiência energética do seu lar”.

PUB

Na apresentação do Pacote de Medidas para Reforçar a Segurança do Sistema Elétrico Nacional, Maria da Graça Carvalho revelou que o "E-Lar - Eficiência Energética e Conforto Térmico" vai ter uma forma de funcionamento muito mais simples do que outros programas de eficiência energética.

Estão a ser feitos acordos com os comercializadores de equipamentos elétricos, que irão substituir os a gás. Desta forma, as “pessoas compram nos comercializadores com desconto”. Depois, “o comercializador é que nos apresenta a fatura”, disse a ministra.

Assim, os equipamentos mais eficientes apresentarão logo na loja um custo inferior, considerando o valor dos apoios que for definido. Ainda falta conhecer o valor dos apoios, as taxas de comparticipação e os tectos máximos.

PUB
Pub
Pub
Pub