EDP assina acordo de venda de energia renovável de 322 MW com a Energa na Polónia

Contrato de longo prazo garante fornecimento anual de cerca de 600 GWh de eletricidade renovável a partir de um portefólio combinado de eólica e solar, assegurando estabilidade de preços e reforçando a aposta em projetos híbridos.
Miguel Stilwell d' Andrade, CEO da EDP
Miguel Baltazar
Patrícia Vicente Rua 06:57

A EDP assinou um acordo de compra de energia (PPA) de longo prazo com a Energa, um dos maiores grupos energéticos da Polónia, para o fornecimento de eletricidade renovável proveniente de um portefólio híbrido de projetos eólicos e solares com uma capacidade total de 322 MW. O contrato, descrito como um dos maiores alguma vez assinados no país, prevê o fornecimento de cerca de 600 GWh (0,6 TWh) de energia limpa por ano a partir de ativos em operação e em desenvolvimento pela EDP Renováveis na região de Wielkopolska.

O portefólio inclui quatro projetos, combinando parques eólicos já em funcionamento com duas centrais solares que estão a ser desenvolvidas nas proximidades, permitindo a criação de projetos híbridos. Esta configuração visa maximizar a produção renovável e aproveitar a capacidade disponível da rede elétrica.

PUB

“Este acordo demonstra a nossa capacidade de oferecer soluções inovadoras que combinam tecnologias e geram valor para os nossos parceiros e para o sistema energético”, afirma Duarte Bello, CEO da EDP Europa, acrescentando que “ao integrar a energia eólica e solar sob o mesmo acordo de longo prazo, aumentamos a penetração das renováveis e garantimos flexibilidade e resiliência para o futuro”.

Segundo a EDP, a energia produzida ao abrigo deste PPA permitirá evitar mais de 600 mil toneladas de emissões anuais de CO2, o equivalente à remoção de cerca de 400 mil carros das estradas polacas. Do lado da Energa, o contrato é visto como um instrumento de estabilidade num contexto de mercados voláteis. “O acordo para a compra de energia verde com um volume anual de até 600 GWh traduzir-se-á numa elevada estabilidade de preços a longo prazo, estando também alinhado com a implementação dos requisitos ESG e com a descarbonização”, afirma Leszek Mrazek, presidente da Energa Obrót. 

O responsável sublinha ainda que “este contrato é um marco na implementação da estratégia de desenvolvimento sustentável da Energa” e uma prova de que o grupo “constrói consistentemente valor com base em tecnologias modernas e na responsabilidade ambiental”. 

PUB

Este PPA reforça a estratégia de crescimento da EDP na Polónia, onde o grupo é um investidor de longo prazo na transição energética, com mais de 1,3 GW de projetos renováveis desenvolvidos. A nível global, a EDP tem atualmente mais de 16 GW de capacidade renovável contratada através de acordos de longo prazo, consolidando a sua posição como um dos principais operadores europeus neste segmento.

Pub
Pub
Pub