EDP coloca em operação nova central solar na Sicília
A EDP colocou em operação uma nova central solar de grande escala em Chiaramonte Gulfi, na Sicília, reforçando Itália como um dos mercados centrais da sua estratégia global de crescimento em energias renováveis. O parque fotovoltaico tem uma capacidade instalada de 70,5 megawatts-pico MWp (63 MWac) e deverá produzir cerca de 117 gigawhatts-hora (GWh) de eletricidade por ano.
Segundo a empresa, a produção anual permitirá abastecer mais de 44 mil famílias e evitar aproximadamente 44 mil toneladas de emissões de CO2 por ano e a localização na Sicília, uma das regiões com maior irradiação solar em Itália, contribui para elevados fatores de capacidade e para a integração eficiente da central na rede elétrica.
PUB
A EDP sublinha que Itália é hoje um dos seus principais mercados estratégicos, contando com um pipeline seguro de cerca de 2,5 GW de capacidade renovável, o que consolida o grupo como o maior investidor internacional no setor das energias renováveis no país.
“A entrada em operação da nossa nova central solar na Sicília é mais do que uma conquista local, é um marco estratégico para a EDP a nível global”, afirmou Roberto Pasqua, diretor executivo para o Sul e Leste da Europa na EDP Renováveis, salientando que o investimento em projetos de grande escala apoia a transição energética italiana e cria valor a longo prazo.
Desde 2010, o grupo instalou cerca de 1 GW de capacidade solar e eólica em Itália, com investimentos acumulados superiores a 1.000 milhões de euros.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Energia solar Mercado da energia Energia eólica Energias renováveis Energias de Portugal Sicília ItaliaMais lidas
O Negócios recomenda