Eni descobre "super gigante" depósito de gás natural no Mediterrâneo
A petrolífera italiana Eni descobriu uma reserva "super gigante", nas suas palavras, de gás natural nas águas profundas ao largo do Egipto.
PUB
Em comunicado, a empresa, que já foi parceira da Galp, diz ter feito a descoberta na sua prospecção Zohr, no Egipto. Uma reserva que pode debitar potencialmente 30 biliões de pés cúbicos (cerca de 850 mil milhões de metros cúbicos), o que a Eni diz ser equivalente a 5,5 mil milhões de barris de petróleo. Em 100 quilómetros quadrados.
Zohr é, assim, de acordo com o comunicado da Eni a maior descoberta de gás feita no Egipto e no Mar Mediterrâneo. "A Eni vai avaliar, de imediato, o campo com o objectivo de acelerar o desenvolvimento desta descoberta".
PUB
O presidente executivo, Claudio Descalzi, encontrou-se recentemente com o presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, tendo também tido reuniões com o primeiro-ministro, Ibrahim Mahlab, e o ministro do petróleo e Recursos Naturais, Sherif Ismai, para actualizar as descobertas. A exploração da área foi atribuída à Eni em Janeiro de 2014 por concurso internacional. De acordo com o comunicado da Eni, "Zohr é a maior descoberta de gás no Egipto e no Mar Mediterrâneo e poderá tornar-se o maior campo de gás natural a nível mundial. Uma bem sucedida exploração deste campo poderá dar um contributo essencial ao Egipto para satisfazer as suas necessidades de gás natural durante décadas". A Eni acrescenta que está presente no Egipto desde 1954 e até disponibiliza no seu "site" uma infografia que mostra onde está presente e o que tem estado a fazer.
De acordo com o comunicado da Eni, "Zohr é a maior descoberta de gás no Egipto e no Mar Mediterrâneo e poderá tornar-se o maior campo de gás natural a nível mundial. Uma bem sucedida exploração deste campo poderá dar um contributo essencial ao Egipto para satisfazer as suas necessidades de gás natural durante décadas".
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda