ERSE propõe descida de 1,1% no gás para as famílias
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propôs uma descida dos preços do gás natural para o ano-gás de 2017-2018.
PUB
O regulador propõe assim uma descida de 1,1% para os consumidores domésticos e serviços a partir de 1 de Julho. Para a pequena indústria a ERSE propõe uma descida de 1,3%, enquanto que para a indústria a proposta é para reduzir as tarifas em 2,4%, divulgou o regulador esta segunda-feira, 17 de Abril.
Esta descida afecta somente os cerca de 300 mil consumidores que ainda se encontram no mercado regulado, do total de 1,4 milhões de consumidores de gás natural em Portugal. A tarifa social para os consumidores economicamente vulneráveis de gás natural prevê um desconto de 31,2%.
PUB
Este é o terceiro ano consecutivo em que os preços do gás natural sofrem uma redução, correspondendo a uma variação acumulada de 25,4% para as famílias.
A variação tarifária deste ano vai corresponder a uma descida de 15 cêntimos num casal sem filhos para uma factura média mensal de cerca de 13 euros. Para um casal com filhos, a descida vai ser de 28 cêntimos por mês para uma factura média de cerca de 24 euros.
PUB
Depois do conselho de administração da ERSE ter apresentado esta proposta, o conselho tarifário da ERSE tem até 15 de Maio para emitir o seu parecer sobre as tarifas. O conselho de administração da ERSE terá depois em conta este parecer para tomar a decisão final sobre as tarifas que vigoram a partir de 1 de Julho de 2017.
A contribuir para esta descida dos preços está a descida dos custos com os acessos às infra-estruturas reguladas, que "visaram controlar a evolução dos custos com os acessos às redes".
PUB
Depois, a receita com a Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético (CESE), permitindo baixar os encargos dos consumidores. O aumento da procura do gás natural, através da maior utilização das centrais de ciclo combinado a gás natural para produtiz electricidade, também permitiu baixar os custos unitários das redes.
A ERSE também destaca que a "maior adequação do nível de investimento ao actual nível da procura" também contribuiu para esta descida. Neste âmbito, recorde-se que o regulador pediu o adiamento de vários investimentos da REN, tal como a terceira ligação de gás natural entre Portugal e Espanha, pois teria como consequência o aumento do preço do gás natural para os consumidores.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ERSE gás natural preços tarifasMais lidas
O Negócios recomenda