Greenvolt desenvolve seis projetos solares para a Logifrio em Portugal e Espanha

No total são 10.000 painéis solares com uma capacidade instalada de 5,4 MWp, que permitem uma produção anual superior a 7,6 GWh, estando a instalação a cargo das empresas do grupo Greenvolt Comunidades, Greenvolt Next Portugal e Perfecta Industrial. 
Bárbara Silva 14 de Maio de 2025 às 12:46

O Grupo Greenvolt anunciou esta quarta-feira que está a desenvolver em Portugal e Espanha seis projetos de produção de energia solar fotovoltaica descentralizada nas instalações da empresa Logifrio, operador ibérico no setor dos serviços de logística de temperatura controlada. No total são 10.000 painéis solares com uma capacidade instalada de 5,4 MWp, que permitem uma produção anual superior a 7,6 GWh, estando a instalação a cargo das empresas do grupo Greenvolt Comunidades, Greenvolt Next Portugal e Perfecta Industrial. 

PUB

Na sede da Logifrio, em Portugal, a Greenvolt Comunidades está a expandir a infraestrutura fotovoltaica já existente para criar uma comunidade de energia, através da instalação de 1.960 novos painéis solares. Desta forma, a unidade passará a contar com uma capacidade de 2,4 MWp e uma produção anual superior a 1,78 GWh. Deste valor, a empresa vai usar 1,1 GWh por ano em autoconsumo, estando a produção remanescente disponível para ser partilhada com uma comunidade de até 647 famílias e empresas.

Também no país, mas no Montijo, a Greenvolt Next Portugal está a instalar 1.954 painéis solares na unidade da Logifrio nesta localidade, com uma capacidade instalada de quase 1,2 MWp e uma produção anual de energia limpa de aproximadamente 1,79 GWh.

PUB

Já em Espanha, a Perfecta Industrial Powered by Greenvolt concluiu recentemente dois projetos para o operador logístico em Vitória e Granada, com uma potência instalada combinada de 675,4 kWp e uma produção estimada de 800 MWh por ano. Adicionalmente, estão em implementação mais duas instalações em Alicante e Fuenlabrada, que acrescentarão aproximadamente 2,5 MWp e uma capacidade de produção anual de cerca de 3,25 GWh.

Para João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, este projeto que envolve três empresas do Grupo Greenvolt mostra a "força da plataforma pan-europeia, que permite atuar de forma integrada, em múltiplas geografias". 

PUB

Duarte Ferreira, diretor de Energia Distribuída do Grupo Greenvolt, sublinha que "o modelo de produção descentralizada é particularmente adequado para edifícios dedicados a armazenamento a frio, onde as necessidades de consumo de eletricidade são elevadas".

Por seu lado, Vitor Figueiredo, CEO da Logifrio, sublinhou as "vantagens financeiras e operacionais" do projeto, através da redução dos custos energéticos. "Além disso, a criação da comunidade de energia em Riachos permite-nos partilhar parte da energia renovável produzida com as famílias e empresas da região". O grupo Zolve, que opera sob a marca comercial Logifrio, é um operador em serviços de logística de temperatura controlada em Portugal e Espanha. Conta com mais de 35 plataformas multitemperatura na Península Ibérica e ilhas.

PUB
Pub
Pub
Pub